81 views 2 mins

Olimpíada desacelera venda de veículos

em Destaques
segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O presidente da Anfavea, Antonio Megale, afirmou ontem (22) que as vendas de veículos ao mercado interno apresentaram pequena desaceleração em agosto, passando da média diária de 8 mil para 7,8 mil unidades.

Para ele, esse desempenho mais fraco não é uma tendência de piora, apenas uma parada momentânea dos negócios por conta da Olimpíada Rio 2016.
Com o término do evento, acredita Megale, o consumidor deverá voltar a procurar as concessionárias e ajudar a manter a estabilidade. “O crescimento ainda não será robusto, mas esperamos que, a partir de setembro, o mercado volte a um nível mais estável, com um cenário a caminho da recuperação”, disse. Segundo o executivo, o setor ainda terá que vencer muitos desafios para voltar a crescer e registrar níveis recordes, como o de quatro anos atrás.
Ao discursar na abertura do workshop Planejamento Automotivo 2017, no Hotel Sheraton WTC, Megale manteve as projeções de um recuo de 19% nas vendas de veículos, que devem atingir 2,08 milhões e de uma queda de 5,5% na produção com um total de 2,3 milhões de unidades. De acordo com sua análise, o êxito da Olimpíada trouxe de volta a autoestima dos brasileiros. Com as definições políticas em torno do processo de afastamento da presidenta Dilma, o que se espera é uma retomada da confiança do consumidor, disse. Ele acredita que muitos estão adiando a decisão de compra por “medo da perda do emprego”.
Segundo o presidente da Anfavea, a retomada da produção e vendas no mercado doméstico passa por um conjunto de medidas que vão além da gradual expectativa de que o PIB volte a crescer (ABr).