112 views 4 mins

Meta de ano novo. Veja como aumentar sua empregabilidade

em Destaques
domingo, 28 de janeiro de 2024

Tem planos para mudar de carreira em 2024? Está em busca de uma recolocação? Para muitas pessoas, este é o momento de pôr em prática os planos feitos no fim do ano passado, mas é preciso estar preparado.

“As demandas do mercado mudam e se adaptam rapidamente às novas tecnologias, a novas formas de trabalho, novas profissões surgem, outras passam por grande transformação”, afirma Mirema Rangel, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Dexian Brasil, empresa de alocação de profissionais e serviços gerenciados.

Dessa forma, como aumentar a empregabilidade, a capacidade de se manter ativo no mercado de trabalho em 2024? Confira as dicas para você ser um profissional mais atraente para as empresas:

  1. – Não fuja da Inteligência Artificial – Adquira habilidades digitais relevantes para o seu setor. Isso inclui conhecimentos em inteligência artificial, análise de dados, automação e outras tecnologias emergentes. Aprimore suas habilidades em softwares e aplicativos específicos utilizados em sua indústria. Destaque suas habilidades digitais e experiências relacionadas à tecnologia em seu currículo.
  2. – Estude sem parar – Invista em aprendizado ao longo da vida. Esteja disposto a buscar novos conhecimentos e habilidades ao longo da carreira.
  3. – Seja flexível – Desenvolva a capacidade de se adaptar a novas situações e ambientes de trabalho. A flexibilidade é uma habilidade valiosa em um mundo em constante mudança. No mundo todo, empresas estão retornando cada vez mais ao trabalho híbrido e presencial.
  4. – Não basta ser competente – Fortaleça suas habilidades sociais, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, ou seja, dar atenção as competências técnicas e comportamentais fazem a diferença para você ser um profissional completo. Essas habilidades são essenciais, independentemente do setor.
  5. – Mantenha a mente aberta – Cultive uma mentalidade empreendedora. Esteja aberto a novas ideias, proponha soluções inovadoras e demonstre iniciativa. O mundo mudou. Mude com ele. Esteja ciente das dinâmicas globais e culturalmente diversificadas. A habilidade de trabalhar efetivamente em ambientes multiculturais é cada vez mais importante.
  6. – Gerencie seu tempo – Aprimore suas habilidades de gerenciamento do tempo e produtividade. Com a popularização do home office, a capacidade de autogerenciamento tornou-se crucial.
  7. – Mantenha contato – Participar de eventos, conferências e redes sociais profissionais pode abrir portas para oportunidades de emprego. Conecte-se com profissionais do setor através de redes sociais, como LinkedIn.
  8. – Mostre seus troféus – Destaque conquistas e resultados tangíveis em seu currículo. Isso pode incluir projetos concluídos com sucesso, metas alcançadas e contribuições significativas para equipes anteriores. Tenha um perfil atualizado no LinkedIn, destacando suas habilidades e experiências.

“A empregabilidade não está relacionada apenas às competências técnicas”, lembra Mirema. Também são consideradas as habilidades comportamentais e a capacidade de se adaptar às mudanças. “Manter-se atualizado e ser proativo na busca por oportunidades aumenta suas chances”, diz ela. – Fonte e outras informações: (https://brasil.dexian.com)