70 views 2 mins

Moro coloca em sigilo depoimento de delator da Odebrecht

em Destaques
sexta-feira, 24 de março de 2017

O juiz federal Sérgio Moro colocou mais um depoimento de delator da Odebrecht, gravado em vídeo, em sigilo em ação penal por propina destinada ao PT, via ex-ministro Antonio Palocci.

A decisão. na sexta-feira (240, atendeu a pedido da defesa do ex-executivo da Odebrecht Pedro Novis. Após falha no sistema de processo eletrônico, que em 13 de março exibiu os depoimentos de Emílio Odebrecht e Marcio Farias, Moro, desta vez, aumentou o nível de sigilo dos vídeos.
Pedro Novis falou ao juiz Moro como testemunha de defesa do empreiteiro Marcelo Odebrecht. O Ministério Público Federal havia pedido publicidade ao depoimento. Moro citou o TSE ao decidir. “O juízo decidiu colher o depoimento, mas manter o sigilo sobre eles até nova deliberação ou até o levantamento do sigilo pelo Egrégio STF, seguindo, neste ponto, decisão recente tomada pelo ministro Herman Benjamim no TSE.”
O juiz da Lava Jato determinou que o depoimento de Pedro Novis fosse juntado aos autos “sem permissão para as partes”, em sigilo nível 4, e lembrou o erro ocorrido com o depoimento do patriarca da Odebrecht, Emílio Odebrecht, também delator. “Devem ser tomadas as cautelas necessárias para prevenir erros no sistema. Levantarei o sigilo ou permitirei o acesso pelas partes quando houver o levantamento pelo STF ou quando das alegações finais, o que ocorrer primeiro”, anotou o magistrado (AE).