83 views 2 mins

Ministro comenta bandeira vermelha para energia elétrica

em Destaques
segunda-feira, 28 de outubro de 2019

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse ontem (28) que há a uma boa expectativa de chuvas para o próximo verão. Na sua avaliação, deve haver recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas nós próximos meses, apesar da baixa nas precipitações ter levado a Aneel a acionar a bandeira tarifária vermelha.

“As expectativas são positivas no sentido do regime de chuvas para o próximo período de verão”, disse ao comentar a alta dos preços da eletricidade, após participar da aberura da 19ª Conferência Internacional Datagro sobre Açucar Etanol. A Aneel informou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será a vermelha, no patamar 1, quando há um acréscimo de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Albuquerque disse que a decisão foi tomada em cumprimento às normas que regulam o setor. Entretanto, é esperada uma melhora nos próximos meses. “As expectativas hidrológicas são até positivas, mas nós trabalhamos com fatos. Então, como nós estamos cumprindo a norma, [adotamos] a bandeira vermelha”, ressaltou.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. Os recursos pagos pelos consumidores vão para uma conta específica e depois são repassados às distribuidoras de energia para compensar o custo extra da produção de energia em períodos de seca (ABr).