63 views 8 mins

Melhore a performance da segurança eletrônica pela percepção multidimensional

em Destaques
terça-feira, 13 de abril de 2021

Capacidades de percepção multidimensional desempenharão um papel fundamental no sentido de conduzir a indústria de segurança eletrônica a outro patamar. Até hoje, capturar imagens visuais era o ponto central e única capacidade perceptível de sistemas de segurança eletrônica.

Atualmente, mais ‘sentidos’ têm sido conferidos aos sistemas de segurança eletrônica, permitindo que possam coletar dados e informações multidimensionais.

Segundo a Hikvision, líder mundial no fornecimento de soluções e produtos de segurança, para as câmeras de segurança e sistemas, capturar imagens significa simular nosso sentido de visão, estendendo o poder dos “olhos” humanos.

Mas e se elas pudessem usar outros tipos de “sentidos” – como “audição,” “olfato,” “sensibilidade ao calor” ou ainda detecções que vão além do alcance visual – para identificar e responder a incidentes de segurança? De um a múltiplos sensores, sistemas de segurança eletrônica evoluem de acordo com cada nova tendência de forma a satisfazer um novo potencial. E já há muitos avanços benéficos em desenvolvimento na indústria nos dias atuais – e expandir percepções é um deles.

Não há dúvidas de que capacidades de percepção múltipla tornarão os sistemas de segurança eletrônica mais poderosos – ao “sentir” o ambiente externo, identificar eventos e prover mais informações detalhadas. Isso também criará mais possibilidades para que os sistemas de segurança eletrônica possam ser usados em cenários e aplicações de ainda maior amplitude.

. Câmeras integradas com radar – Câmeras integradas com radares de onda com centimétricos e milimétricos vêm tornando-se uma abordagem popular na detecção de objetos. Os radares têm demonstrado grandes vantagens em detecção de objetos e rastreamento de movimento, que podem oferecer detecção acurada e confiável em distâncias longas, não afetada por nenhum tipo de clima.

Equipada com uma profunda integração entre radar e vídeo, uma câmera multidimensional estende a percepção em proteção de perímetros para poder localizar objetos antecipadamente, rastrear movimento e fornece imagens visuais para verificar objetos detectados. Tal integração ultrapassa o gargalo tecnológico da tradicional percepção em vídeo unidimensional.

Tem sido aplicada em gerenciamento de segurança de tráfego para melhorar a detecção de potenciais obstáculos ou incidentes a grande distância, fora do campo visual e em condições de baixa visibilidade. A integração também é ideal para monitorar amplos espaços com climas extremos, tais como portos marítimos, aeroportos e áreas industriais amplas e abertas.

. Câmeras de vídeo equipadas com sonares – Ruídos de buzina de automóveis incomodam habitantes que vivem próximo a grandes estradas, mas em muitas cidades tem sido difícil para os departamentos de controle de tráfico reduzi-los. Uma câmera de vídeo equipada com sonares que seja capaz de coletar ambos os dados de som e imagem pode ser utilizada para detecção de buzinas de automóveis.

A câmera integrada com sensores sonares pode detectar precisamente e localizar a fonte de uma buzina de automóvel enquanto identifica o veículo e gera fotos e vídeos do evento como evidência. As autoridades podem responder da forma necessária, auxiliando a reduzir a poluição sonora nas ruas e em comunidades por meio de regras contra a utilização desnecessária de buzinas.

, Imagens multiespectrais – Imagens multiespectrais são uma outra abordagem promissora para câmeras perceberem informação proveniente de um espectro de luz invisível. Câmeras populares termográficas utilizam radiação infravermelha para perceber a temperatura de objetos, e a detecção de outro espectro de luz invisível vem sendo atualmente explorada na indústria de segurança.

Por exemplo, o arco elétrico é um fenômeno chave para indicar que a rede elétrica está desgastando-se, e a descarga elétrica emite radiações ultravioleta (UV) não visíveis. Neste caso, a detecção inovativa de radiações ultravioleta (UV) pode melhorar as capacidades de percepção de câmeras de modo a capturar fenômenos invisíveis de arcos elétricos, e tornar-se também uma aplicação crucial nas checagens de segurança em redes elétricas antigas na indústria da eletricidade.

. Sistemas de alarme com ampla variedade de detectores – Juntamente com dispositivos de segurança eletrônica, outros sistemas convencionais de segurança têm incorporado múltiplos sensores de percepção, também. Por exemplo, sistemas de alarme que empregam uma ampla variedade de detectores e periféricos tomaram emprestada esta prática.

Os sistemas de alarme wireless atuais normalmente incluem um painel hub compacto e uma ampla variedade de detectores e periféricos, abrangendo detecção de intrusos, verificação de vídeo, detecção de fumaça e enchentes, etc. Com estes detectores e periféricos, sistemas de alarme conseguem coletar dados e informações multidimensionais para proteger completamente casas, prédios comerciais, fábricas e muito mais.

. E ainda há mais por vir – O edge computing extraordinariamente crescente e os algoritmos inteligentes estão tornando-se disponíveis a indústria de segurança, e estamos constantemente observando mais dispositivos de segurança integrados e sistemas com sensores múltiplos.

Portanto, acreditamos que no futuro próximo, “sentidos” adicionais – como detecção de fumaça, umidade e medição de temperatura, e até mesmo detecção de pressão gasosa – poderão ser amplamente embutidos em câmeras de vídeo e sistemas para monitorar de forma precisa e reportar incidentes.

A tendência de percepção multidimensional muito provavelmente, de maneira preponderante, modelará sistemas de segurança no futuro próximo e dotá-los-á de maiores capacidades que gerem segurança para os usuários. – Fonte e mais informações: (https://www.hikvision.com/pt-br/).