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Logística de distribuição: entenda como funciona

em Destaques
quarta-feira, 09 de novembro de 2022

A busca contínua pela eficiência da produtividade e da economia de uma organização é um dos principais objetivos da logística. Para tornar isso possível, muitas empresas adotam a chamada “logística de distribuição“, que tem como objetivo a entrega final dos produtos, de modo a otimizar o abastecimento de mercadorias e tornar mais seguro e barato o processo de entrega.

Isso porque, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e divulgada em outubro, apontou que 46% dos empresários informaram que o custo é o principal problema na logística e operação das empresas. Pensando nisso, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, plataforma que cruza dados de oferta e demanda para melhorar decisões nas indústrias, traz um overview de como a logística e distribuição impactam na rentabilidade dos negócios.

  1. – O funcionamento de uma logística de distribuição eficiente – Basicamente, por meio da logística de distribuição, é possível selecionar determinada mercadoria, de preferência que esteja armazenada no estoque da loja ou no centro de distribuição, organizar as cargas em um veículo de transporte e utilizar um sistema de roteamento até o destino final do cliente.

Para realizar tal estratégia de forma adequada, é preciso disponibilizar a quantidade de mercadorias corretas, no momento e lugar certo, sendo preciso otimizar processos para que as operações sejam rentáveis e lucrativas.

Para que isso seja, de fato, colocado em prática, é fundamental conhecer os objetivos e alinhamentos estratégicos da empresa e saber, ainda, quais são os métodos e as ferramentas que as áreas de marketing e vendas utilizam para garantir o bom funcionamento da cadeia de suprimentos. Desta forma, torna-se necessário seguir todo conjunto de atividades, normas, procedimentos e equipamentos que a execução correta da supply chain demanda.

Outro fator indispensável para a estratégia é o capital humano, uma vez que é necessário contarmos com profissionais capacitados para executar as funções propostas e que estão alocados nas áreas de depósito, carregamento, rastreio, acompanhamento de cargas, centro de distribuição, atacadista e varejista.

Vale ressaltar que as principais etapas da logística de distribuição são as seguintes: “gestão de transporte”, “checagem”, “expedição de mercadorias”, “controle de frete”, “análise de indicadores de desempenho” e “roteirização”.

  1. – Gestão de transporte – Essa é uma das principais etapas da logística de distribuição, responsável por gerir o transporte. É nesta fase que será definida se a carga será conduzida em veículos terrestres, aquáticos ou aéreos.
  2. – Checagem e expedição de mercadorias – Esta etapa consiste na conferência das mercadorias. Ou seja, é neste processo que gerenciamos quais são as mercadorias que estão sendo transportadas, além de entendermos a quantidade presente ali e o destino delas. Desta forma, a checagem garante que o cliente irá receber exatamente o produto que pediu, evitando, assim, reclamações, devoluções e experiências negativas com a marca.
  3. – Controle de frete – Esta fase é importante para que a marca e sua equipe tenham controle sobre todas as etapas da entrega, além de envolver atividades diversas, como, por exemplo, saber como é composto o valor do frete e manter atualizada a tabela com os preços. Além disso, é importante fornecer aos clientes meios para acompanhar essas entregas, como rastreadores de carga e atualizações em tempo real.
  4. – Análise dos indicadores de desempenho – A análise dos indicadores é importante para ajudar a avaliar o que está dando certo ou não no processo. Os Indicadores de Desempenho, conhecidos também como KPI ‘s, ajudam os gestores a conferir se tudo o que foi planejado está sendo cumprido e se as entregas estão sendo bem-sucedidas.
  5. – Roteirização – É fundamental planejar bem a rota que o veículo de transporte vai seguir, ou seja, roteirizar. E, para isso, é necessário escolher sistemas com tecnologia adequada às suas operações. Isso ajuda a equipe a ter maior controle e previsibilidade sobre as entregas.

“Dessa forma, empresas que conseguem executar bem um planejamento tático, focado em logística de distribuição e gestão da cadeia de suprimentos, conseguem ser bem vistas pelo mercado. Além disso, tornam-se mais rentáveis e lucrativas, obtendo maior retorno sobre seus investimentos (ROI)”, explica Dará.

Garantir que todos os passos do processos sejam bem executados, por profissionais especializados e fazendo uso das tecnologias disponíveis para otimizar suas funções, é imprescindível para manter o controle da previsibilidade dos resultados alcançados, evitando futuras falhas e prevenindo gargalos que possam atrapalhar o sucesso das operações.

“Por isso, invista tempo, esforço e recursos em implementar processos, planejamento, controle e análise dos indicadores de desempenho. Isso fará com que a empresa alcance a excelência, independente do segmento e competitividade do mercado”, finaliza. – Fonte e outras informações: (https://www.gofind.online/).