78 views 2 mins

Juiz Moro marca audiências de ação penal contra ex-presidente Lula

em Destaques
sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, marcou as audiências de testemunhas na ação penal a que o ex-presidente Lula, sua mulher, Marisa Letícia, e mais seis pessoas respondem na Operação Lava Jato.

Com isso, os depoimentos de testemunhas de acusação e de defesa serão realizados nos próximos dias 21, 23 e 25, em Curitiba, onde as investigações estão centralizadas.
Entre os depoentes estão réus que assinaram acordos de delação premiada, como o ex-senador Delcídio do Amaral, o empresário Fernando Baiano e os ex-diretores da Petrobras, Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e Pedro Barusco, além do ex-deputado federal Pedro Corrêa. Na ação penal, Lula é acusado receber R$ 3,7 milhões de propina de empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, por meio de vantagens indevidas, como a reforma de um apartamento tríplex em Guarujá, e pagamento de despesas com guarda-volumes. As vantagens teriam sido pagas pela OAS.
Também foram denunciados pelo MPF o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto; o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro; Agenor Franklin Magalhães Medeiros; Paulo Roberto Valente Gordilho; Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira, todos ligadas à empreiteira. A denúncia foi aceita pelo juiz Moro no dia 20 de setembro. Na ocasião, a defesa de Lula disse que a decisão não causou surpresa. “Nem mesmo os defeitos formais da peça acusatória e a ausência de uma prova contra Lula, impediu que o referido juiz levasse adiante o que há muito havia deixado claro que faria: impor a Lula um crime que jamais praticou”, disseram os advogados (ABr).