82 views 53 secs

Impeachment não pode ser usado “como meio de luta política”

em Destaques
quarta-feira, 07 de outubro de 2015

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, disse que a busca do impeachment por parte da oposição é um ato “perigoso” para o país e para a própria democracia.

Segundo o petista, o impeachment não pode ser usado como meio de luta política. “Acho um perigo as pessoas trabalharem o impeachment como se fosse um instrumento de luta política. A luta política se trata no debate no Parlamento, na eleição”, afirmou, em sua primeira entrevista coletiva na nova função.
Wagner acrescentou que a redução da popularidade do governante não pode ser usada como justificativa para tirá-lo do poder. “Significa dizer, se for tocada nessa toada, que toda vez que se tiver um governo que está com a taxa de popularidade baixa, com dificuldade na sua maioria congressual, é a oportunidade para o impeachment? Respeito quem está pregando mas, evidentemente, discordo porque acho que é um péssimo uso de uma ferramenta de exceção”.
Jaques Wagner disse que, neste momento, o principal desafio do governo é concluir a reforma administrativa e criar um ambiente positivo para retomada do crescimento. “O anúncio dos novos ministros e os cortes de ministérios são só o começo. Qualquer economia não tem um processo de sustentabilidade definitivo. A economia sempre recebe impacto até das economias de fora” (ABr).