80 views 49 secs

Sistema fiscalizar peças de desmanche

em Destaques
quarta-feira, 07 de outubro de 2015

Um ano e três meses após a Lei do Desmanche entrar em vigor no Estado, o governador Geraldo Alckmin lançou um sistema online para fiscalizar peças de veículos provenientes de desmanches.

O objetivo é evitar que itens irregulares ou de origem criminosa sejam adquiridos pelos cidadãos. Por meio de um software, o comprador pode consultar a procedência da peça automotiva, que terão etiquetas com um número de série, com informações sobre o veículo de origem e nota fiscal de entrada e saída.
O programa também vai permitir que os cidadãos denunciem suspeitas de irregularidade. “O consumidor vai poder ter segurança porque a peça tem rastreamento online, tem código de barra. Ele sabe então que está comprando uma peça que não alimenta a cadeia do crime”, afirmou Alckmin. O software pode ser acessado no site do Detran-SP, na área “Parceiros”. Na data de lançamento, o cadastro conta com 405 estabelecimentos e 12,2 mil peças incluídas.
O departamento também vai publicar uma portaria que deve estipular prazo de 30 dias para que todas as empresas sejam incluídas no sistema e tenham as peças cadastradas. Quem descumprir a norma poderá perder a autorização de funcionamento (AE).