77 views 48 secs

Ilan Goldfajn é escolhido para comandar o BC

em Destaques
quarta-feira, 11 de maio de 2016

O economista-chefe do Itaú Unibanco, Ilan Goldfjan, foi escolhido para o comando do Banco Central.

A informação foi confirmada por três fontes próximas ao vice que pediram anonimato. Ilan deve fazer dobradinha com o ex-presidente do BC, Henrique Meirelles, escolhido para o Ministério da Fazenda.
Segundo as fontes, o atual presidente do BC, Alexandre Tombini, vai permanecer à frente da instituição até o início de junho. A próxima reunião do Copom, que reúne a diretoria do BC para a definição da taxa básica de juros, está marcada para os dias 7 e 8 de junho.
Ilan foi diretor de Política Monetária do Banco Central durante a gestão de Armínio Fraga, cotado inicialmente para ministro da Fazenda de Temer. Ele, no entanto, recusou e disse que só vai contribuir. Estava no páreo para a presidência do BC o nome de Mário Mesquita, ex-diretor de Política Econômica durante o período em que Meirelles presidia o BC. Mesquita é atualmente sócio do Banco Brasil Plural.
Ilan deve perder o status de ministro, mas a equipe do vice estuda o envio de uma proposta para garantir foro privilegiado para o presidente do BC e para toda a diretoria da instituição (AE).