86 views 5 mins

Greenwashing nas empresas: como evitar para atrair e reter talentos

em Destaques
terça-feira, 17 de março de 2020

Ser sustentável pode beneficiar a atração e retenção de talentos, mas as organizações devem demonstrar um real comprometimento com essa questão e evitar o greenwashing – prática em que empresas exageram e são irresponsáveis em suas credenciais sustentáveis e ecológicas. De acordo com os especialistas da Hays, empresa líder mundial em recrutamento, para que os benefícios de atração e retenção de talentos sejam percebidos pelos candidatos, os empregadores precisam garantir que seus esforços de sustentabilidade sejam autênticos.

“O esforço em direção a modo de vida mais sustentável e com baixa emissão de carbono para enfrentar a ameaça das mudanças climáticas continua a ganhar força. Em todos os setores da indústria, as empresas estão transformando os locais de trabalho em ambientes mais sustentáveis. Enquanto muitos estão fazendo isso por razões morais, também existem razões comerciais significativas”, afirma Caroline Cadorin, Diretora da Hays no Brasil.

Além das diferentes abordagens ao uso de energia, reciclagem e gerenciamento de água e resíduos – que ajudam a reduzir os custos e impactar os resultados das empresas – a Hays destaca três outras vantagens que os empregadores e profissionais de RH devem considerar:

  1. Bem-estar e produtividade da equipe: um local de trabalho sustentável pode melhorar o desempenho da equipe, como foi demonstrado com o design biofílico: levar a vegetação para o ambiente de trabalho ajuda as pessoas a se sentirem mais conectadas ao ambiente natural contribuindo para o bem-estar e a produtividade dos funcionários. O uso de luz natural no escritório, em vez da iluminação artificial, não apenas reduz o consumo de energia, mas também pode ser benéfico para a equipe.

Um estudo realizado na Universidade de Cornell relatou uma redução de 84% nos sintomas de fadiga ocular, dores de cabeça e sintomas de visão turva em escritórios iluminados pela luz do dia. O autor do relatório, Professor Alan Hedge, acredita que otimizar a luz natural nos locais de trabalho “melhora significativamente a saúde e o bem-estar dos funcionários, levando a ganhos de produtividade”.

  1. Atração da equipe: os funcionários em potencial têm cada vez mais preocupações morais sobre o quão sustentável é uma organização. De acordo com a Deloitte Millennial Survey 2019, que questionou a geração millennial em todo o mundo, a mudança climática e a proteção do meio ambiente são suas principais preocupações. Diante disso, a adoção de políticas ecológicas está começando a se tornar um item obrigatório no recrutamento de uma empresa.
  2. Retenção de equipe: as descobertas da Deloitte também sugerem que os trabalhadores mais jovens estão buscando mais do que apenas um bom salário, e “mostram uma lealdade mais profunda aos empregadores que enfrentam com ousadia as questões que mais lhes interessam, como a proteção do meio ambiente”.

“As evidências apontam para os empregadores que precisam garantir que sua empresa esteja seguindo o momento e se adaptando as necessidades da força de trabalho moderna. Isso pode ajudá-los a evitar a perda dos melhores talentos. A chave é ser autêntico. Qualquer organização que exagere nas credenciais de sustentabilidade torna-se vulnerável às acusações da chamada ‘lavagem verde’, que terá um enorme impacto na marca do empregador e na capacidade de atrair os melhores talentos”, alerta Cadorin.

Também é importante obter o apoio de funcionários de todos os níveis. De acordo com Cadorin, “muitas das pequenas ações na criação de uma cultura de sustentabilidade no local de trabalho – como desligar luzes e computadores no final do dia ou usar lixeiras recicláveis – se resumem ao comportamento da equipe. Garantir que os funcionários participem é fundamental para o sucesso das políticas de sustentabilidade”.

Fonte e mais informações: (www.hays.com.br).