92 views 4 mins

Imposto de Renda Solidário: cinco mitos e verdades

em Destaques
terça-feira, 17 de março de 2020

O que poucos sabem é que além de cumprir a obrigação civil, essa é uma ótima oportunidade para fazer ações de solidariedade sem gastar um centavo a mais por isso, destinando até 3% do IR para apoiar projetos e instituições sociais. Ao optar pela declaração no modelo completo, parte dos recursos que iriam para a Receita podem ser destinados para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

“A oportunidade de fazer o bem e acompanhar projetos que transformam a realidade de crianças e adolescentes, o valor que já seria pago à receita de qualquer maneira tem um potencial gigante para beneficiar diversos projetos”, explica o gerente de marketing do Marista Escolas Sociais, Rodolfo Schneider.

Para quem doar? – Um dos projetos disponíveis para receber os recursos via Imposto de Renda é o “Educação – O futuro é para todos”, que beneficia mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens (de 0 a 17 anos) que recebem educação gratuita em cinco escolas sociais localizadas em áreas de vulnerabilidade social na Zona Leste de São Paulo, Santos e Ribeirão Preto.

As doações podem promover a expansão de laboratórios, projetos de educomunicação, capacitação de educadores, revitalização de espaços e melhorias no acervo das bibliotecas. Mais de 40% das famílias atendidas nos locais estão abaixo da linha da pobreza e 26% dos pais dos alunos não possuem o Ensino Médio completo.

Com a intenção de explicar o passo a passo para efetuar uma doação via imposto de renda, o Marista Escolas Sociais, que atende mais de 7.700 crianças, adolescentes e jovens em 20 Escolas e Unidades Sociais, preparou um site detalhando todas as etapas. Ao acessar (www.impostosolidario.org.br), o contribuinte pode entender todos os processos e conhecer instituições que poderão ser beneficiadas.

Confira cinco mitos e verdades sobre a doação do Imposto de Renda Solidário:

  1. Você não gasta nenhum centavo a mais – Verdade. A doação do imposto de renda para ONGs e instituições sai do percentual que já seria pago de qualquer forma à Receita Federal. Ou seja: você não gasta nada a mais e ainda contribui para projetos transformadores e com impacto social.
  2. Doar é muito complicado – Mito. A doação é feita pelo sistema da Receita: os contribuintes que optam pelo modelo de doação devem preencher o formulário, escolher o fundo no qual o projeto da instituição desejada está inscrito, calcular na própria declaração o potencial de doação, escolher o valor a ser doado, emitir e pagar a DARF até o dia 30 de abril. Depois é só enviar um e-mail com a confirmação da doação para a instituição desejada, e o representante do conselho escolhido, informando o nome do projeto.
  3. As doações podem ser feitas por pessoa física e jurídica –
    Verdade. Pessoas podem destinar até 3% do imposto, seja ele devido. Já para pessoas jurídicas, a empresa tributada pelo Lucro Real pode redirecionar até 1% do seu imposto devido.
  4. Poucas pessoas destinam o IR solidário no Brasil – Verdade. Segundo dados da Receita Federal menos de 5% das pessoas que poderiam fazer a doação destina o valor para as instituições sociais.
  5. É possível acompanhar o projeto que recebeu a doação – Verdade. Na hora de destinar o valor, você pode escolher uma instituição que conhece e confia. Não é somente uma participação financeira, trata-se de uma contribuição efetiva e cidadã.

Fonte e mais informações: (www.maristaescolassociais.org.br).