100 views 41 secs

Força Nacional ficará no RJ e no ES até março

em Destaques
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou ontem (15) o uso da Força Nacional em ações de segurança pública no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

No Rio, os agentes vão atuar na segurança da Assembleia Legislativa e do Palácio Guanabara, sede do governo, até o dia 2 de março, “em prol da preservação da ordem pública”. O governo federal também autorizou a permanência das Forças Armadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Serão 9 mil homens em missões definidas com o objetivo de liberar efetivo da Polícia Militar (PM).
O governador Luiz Fernando Pezão havia solicitado o emprego das Forças Armadas até o dia 5 de março, mas a operação inicialmente vai durar até 22 de fevereiro. Segundo o ministro, o prazo é padrão, e a continuidade da operação após esse período será reavaliada. Já a atuação da Força Nacional no Espírito Santo atende a pedido do governador em exercício, Cesar Colnago. Os agentes farão o policiamento ostensivo na região até o dia 4 de março, podendo ser prorrogado.