69 views 52 secs

FMI volta a rebaixar projeção de PIB do Brasil

em Destaques
terça-feira, 12 de abril de 2016

O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a rebaixar a previsão de desempenho econômico para o Brasil e alerta que as perspectivas  estão sujeitas a “grandes incertezas”.

A estimativa é que o PIB brasileiro deve encolher 3,8% em 2016, o pior desempenho entre os principais países do mundo, segundo relatório. Em janeiro, o Fundo previa queda de 3,5% este ano para o Brasil. Para 2017, o FMI manteve a projeção de crescimento zero.
“Estas previsões estão sujeitas a grandes incertezas”, advertem economistas da instituição no documento, que não cita explicitamente o cenário político brasileiro e traz recomendação para que o País tome medidas pelo lado dos impostos para melhorar as contas fiscais. Desde 2012, o Fundo vem rebaixando as previsões de PIB do Brasil a cada novo relatório divulgado e o relatório de ontem fala em recuperação “muito gradual” para o País.
O Fundo ressalta que caso a economia brasileira não se recupere como o previsto, o PIB fraco do país junto com o da Rússia, outro mercado em recessão, pode voltar a empurrar a expansão da economia mundial para baixo. O FMI disse que um dos fatore que pesaram na redução da estimativa para o crescimento mundial foi a recessão no Brasil (AE).