125 views 57 secs

Fifa propõe Mundial de Clubes com 32 equipes

em Destaques
sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, sugeriu a possibilidade do atual Mundial de Clubes, disputado em dezembro, passar a ter 32 equipes e ser disputado durante todo o mês de junho.

“Hoje o futebol não é só Europa e América do Sul. O mundo mudou. Por isso devemos buscar um Mundial mais interessante para os clubes, mas também para os torcedores de todo o mundo”, disse o mandatário ao jornal espanhol “Mundo Deportivo”.
Segundo Infantino, a saúde dos jogadores será “levada em conta” e há um grupo de ex-jogadores, incluindo Boban e Van Basten, analisando a possibilidade. A ideia é que esse torneio ocorra a partir de 2019 e substitua a versão atual, que conta apenas com os vencedores das Copas de cada continente, mais um representante do país anfitrião. Caso seja adotado, o calendário mudaria novamente as competições sul-americanas.
Neste ano, a Conmebol, anunciou que a principal competição local, a Copa Libertadores da América, seria mais longa, sendo disputada até novembro, e envolveria mais clubes. Com isso, o calendário teria que ser mudado para terminar em maio – o que causaria problemas para todas as federações nacionais. Além disso, Infantino reforçou ao jornal espanhol sua ideia de fazer uma Copa do Mundo de Seleções com 48 clubes – sendo que 32 países disputariam uma fase “preliminar”, com um jogo único (ANSA).