127 views 52 secs

Diminui o ritmo de demissões na indústria paulista

em Destaques
sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O nível de emprego na indústria de transformação paulista caiu 0,28% em outubro, em relação ao mês anterior, com o corte de 6,5 mil vagas.

Apesar de ter ocorrido nova queda, as empresas reduziram o ritmo de demissões em comparação a setembro, quando houve recuo de 0,51%. No acumulado do ano, o setor eliminou 92 mil postos de trabalho. Os dados são do Depecon da Fiesp/Ciesp. A Pesquisa Nível de Emprego engloba informações de 3,01 mil empresas.
O diretor do Depecon, Paulo Francini, informou que foi revista a previsão para o fechamento do ano, que passou a indicar a eliminação de 150 mil empregos, 15 mil a menos do que a projeção anterior (165 mil). Para ele, a situação da indústria ainda é muito grave. “Não conseguimos ver ainda a marca do que poderíamos chamar de retorno do crescimento. Caminhamos para mais um final de ano negativo na economia brasileira e na indústria de transformação”.
Em mais da metade dos setores pesquisados (59%), somando 13 segmentos de um total de 22, foi negativo o saldo entre contratações e demissões. Os três segmentos que mais enxugaram quadros foram: Outros Equipamentos de Transporte (-2.045 vagas); Veículos automotores (-1.522) e Produtos Alimentícios (-885). Cinco setores mantiveram a estabilidade e apenas quatro ampliaram as vagas (ABr).