65 views 41 secs

Fechamento ‘imediato’ de seis museus no Rio de Janeiro

em Destaques
terça-feira, 11 de setembro de 2018

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ontem (11) o fechamento imediato de seis museus federais que funcionam no Rio de Janeiro.

São eles: da República, de Belas Artes, Histórico Nacional, Villa-Lobos, Chácara do Céu e Museu do Açude. Segundo parecer do MPF, um levantamento do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram) mostra que nenhum dos seis museus têm alvará do Corpo de Bombeiros.
Na ação, o MPF pede que seja criado um plano de segurança de incêndio e antipânico para cada um dos museus “que garantam a segurança elétrica e hidráulica, a fim de salvaguardar a integridade física de visitantes e funcionários, bem como o patrimônio histórico e cultural integrantes das unidades museológicas”.
Os diretores dos museus interditados devem, segundo a ação, tomar providências para proteger as obras de arte, documentos históricos e demais partes do acervo no local, ou se for preciso, transferindo para um lugar mais seguro. A União e o Iphan serão responsáveis pelo financiamento do plano de segurança. E ao Ibram, a responsabilidade pela execução do plano de segurança (ABr).