82 views 50 secs

Para o Japão, Mercosul é ‘mercado muito importante’

em Destaques
segunda-feira, 03 de dezembro de 2018

O porta-voz do Ministério de Exteriores de Japão, Takeshi Osuga, disse no último domingo (1) que seu país vê no Mercosul um “mercado de considerável magnitude”, em declarações após a reunião entre o primeiro-ministro, Shinzo Abe, e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

Osuga falou com a imprensa após a assinatura de acordos de cooperação para o desenvolvimento entre Benítez e Abe, que chegou a Assunção procedente do Uruguai, depois de participar da Cúpula do G20 em Buenos Aires. O porta-voz destacou que o Japão considera “muito importante” o fenômeno das associações regionais entre países e “vê com muita prioridade” fechar acordos.
Neste sentido, lembrou que o Japão conta com um tratado de livre-comércio com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), integrada por dez países, cujo PIB conjunto é de US$ 2,76 trilhões, segundo os dados fornecidos pelo porta-voz. Osuga comparou esse número com os US$ 2,78 trilhões do Mercosul, composto por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e ressaltou que para Japão é um mercado importante.
“O Japão apoia a reforma econômica do Mercosul através da ampliação do comércio e o investimento nestes países”, acrescentou o porta-voz (Agência EFE).