96 views 45 secs

Relatos de violência em redação do Enem

em Destaques
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Das mulheres que escreveram a redação do Enem no ano passado, 55 deram “depoimentos contundentes” sobre o tema violência contra a mulher – seja como vítimas ou como testemunhas.

O MEC vai publicar, em seu portal, orientações para que elas tomem iniciativa de procurar o Ligue 180, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.
“Queremos evitar o contato direto com as mulheres que relataram preocupantes situa­ções de estupro e violência, principalmente porque o agressor pode ser uma pessoa muito próxima”, disse o ministro, Aloizio Mercadante. “Por isso, as recomendações serão divulgadas publicamente”. Segundo ele, o tema foi importante não só por levar mais de 5,8 milhões de participantes a refletirem sobre a violência contra a mulher, mas para reforçar o combate a essa prática – que, só no ano passado, resultou em 634.862 denúncias ao Ligue 180.
Apenas 104 candidatos obtiveram nota máxima – 1.000 – no texto, enquanto 53 mil receberam zero (não incluídos os que não compareceram ao segundo dia de provas ou, por algum motivo, como falta de tempo, não elaboraram a redação). Houve uma maior concentração de candidatos na faixa de nota entre 501 e 600 pontos, um desempenho considerado “satisfatório” (AE).