72 views 2 mins

Eletrobras: ativos não serão vendidos por baixo

em Destaques
quinta-feira, 30 de junho de 2016

Apesar da necessidade de devolver a liquidez para que a Eletrobras volte a investir em projetos e toque o processo de desinvestimento de parte dos ativos, o governo federal não venderá esses ativos [os bens] a qualquer preço.

A afirmação foi feita ontem (30) pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, após participar da abertura do Brasil Solar Power 2016, o primeiro evento oficial do setor de energia solar, que reuniu autoridades e empresários do setor, no Centro de Convenções SulAmérica, no Estácio, no Rio de Janeiro.
Para o ministro, está mais do que evidente que alguns ativos terão mesmo que ser desmotivados, “mas com a lógica da desmobilização”. Ao admitir que levantamentos apontam para uma receita proveniente desta desmobilização de ativos de R$ 20 bilhões, Bezerra Filho adiantou que o processo terá início pelos ativos de alienação e [o processo] vai começar “pelas distribuidoras”. Na sua avaliação, o governo tem que solucionar, primeiro, um grande problema envolvendo a questão da sobrecontratação. Neste sentido, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e técnicos do ministério estudam a melhor forma de realizar a licitação, que, no entanto, ainda não está definida se será de reserva.
“Mas terá leilão ainda este ano porque seria um contrassenso nesse momento de sobreoferta [energia contratada em excesso], em que estamos tendo um trabalho enorme para resolver essa questão, a gente contratar mais energia”, explicou, ao afirmar que o Ministério de Minas e Energia está atento à curva de crescimento da demanda de energia, mas que o governo fará isso com calma. “Não vamos cair naquilo de negar ao país lá na frente um retardamento no seu crescimento por falta de energia” (ABr).