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Divulgação da saída de Executivo Relevante da Companhia

em Destaques
sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

O Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (CODIM), emitiu no último dia 5, orientações a respeito de saída de Executivo Relevante para Empresa

Esse Executivo é um profissional da Companhia, cuja saída pode afetar o valor percebido da Companhia e/ou ambiente interno, em razão de sua posição chave para os negócios e por ser muito exposto no relacionamento com um ou mais públicos estratégicos de forma relevante.
Como proceder? – Para informar a Saída de Executivo Relevante é muito importante que a Companhia tenha ou desenvolva um Plano Estratégico de Comunicação, interna e externa, em linha com a Política de Divulgação de Informações, tendo o envolvimento do Comitê de Divulgação de Informações e da Área de Relações com Investidores.
A comunicação deve ser adequada ao tipo de evento ocorrido, mas algumas ações mínimas são imprescindíveis:

Sucessão Planejada:
1) Comunicação clara, objetiva e transparente dentro e fora da Companhia;
2) Divulgar como o assunto é tratado pela Administração;
3) Divulgar nomes de possíveis sucessores com alguma antecedência caso não prejudique o processo;
4) Comentar os motivos da mudança esclarecendo os principais objetivos a serem buscados.

Em caso de sucessão não Planejada a Companhia deverá tomar os seguintes cuidados:
1) Anunciar a mudança tomando o cuidado para a comunicação ser respeitosa mesmo em caso de demissão;
2) Caso a Companhia ainda não tenha definido o sucessor, esclarecer como ficará a gestão durante a transição e, informar o perfil desejado para o novo ocupante do cargo;
3) Preparar mensagens para serem utilizadas diante de questionamentos internos e externos.

Para informar a Saída de Executivo Relevante é muito importante que a Companhia tenha ou desenvolva um Plano Estratégico de Comunicação, interna e externa, em linha com a Política de Divulgação de Informações

Com relação aos Colaboradores, que também devem ser informados, a comunicação deverá ser:
1) Ágil, clara, objetiva e transparente para o ambiente interno e externo;
2) Deverá ter um alinhamento para que as informações sejam as mesmas para o público interno e externo;
3) Definição clara de alçadas, papéis e responsabilidades dos executivos em relação à comunicação e a política de porta-vozes da Companhia.

Como meio de comunicação a Companhia deverá utilizar:
1) Canais Internos e Externos, avaliando sempre caso a caso;
2) Fato Relevante. Essa publicação se faz necessária em caso de saída de Presidente, Diretor de Relações com Investidores, Diretor Financeiro, entre outros;
3) Comunicado ao Mercado – sempre com um impacto menor, é muito usado em saída de um Diretor de um dos negócios da Companhia ou um Gerente de Relações com Investidores, entre outros;
4) Comunicado interno a colaboradores preservando as informações sigilosas e que dependam de prévia divulgação nas suas diversas formas exigidas pela regulação e/ou legislação;
5) Comunicado externo a clientes e parceiros;
6) Site da Companhia e de Relações com Investidores;
7) Press Release (comunicado a jornalistas);
8) E-mail;
9) Mídias Sociais.

Adotando esses cuidados o momento de transição afetará nada ou muito pouco o valor da Companhia no mercado.