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Dicas para não perder vendas e melhorar a experiência do cliente

em Destaques
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Destaque em 2020, o e-commerce evoluiu como modelo de negócio em um ano marcado pelo aumento das compras nos meios digitais. Com oportunidades para clientes que buscam conforto e praticidade, as vendas online subiram 80% no último ano, segundo estudo da Neotrust Compre&Confie. Além do crescimento do e-commerce, é possível perceber o alto volume de novas lojas online criadas neste período.

Segundo a ABComm, mais de 150 mil lojas virtuais foram abertas. Os hábitos de consumo passaram a ser focados em rapidez e disponibilidade, por isso, os clientes se sentem incentivados quando a jornada de compra consegue ser completa. E o frete é um dos principais fatores no processo de tomada de decisão. Pelo menos 80% dos abandonos de carrinho são causados pelo valor do frete, segundo pesquisa do E-commerce Trends.

Nesse cenário, estão se destacando empresas que oferecem alternativas para uma experiência positiva com a entrega dos produtos, como é o caso do Melhor Envio, startup de gestão de fretes que ajuda empreendedores a otimizarem tempo, ganharem competitividade com fretes mais baratos, integrações e rastreios automatizados. A plataforma oferece uma série de facilidades que auxiliam o lojista virtual em diversas etapas do envio de encomendas. A principal delas é a calculadora de fretes, tecnologia gratuita que possibilita que os vendedores escolham a opção mais barata e eficiente de transporte para os pedidos de seu e-commerce. O catálogo de serviços disponíveis no Melhor Envio inclui ainda rastreio automatizado e diversas integrações com múltiplas transportadoras, plataformas de e-commerce, hubs, ERPs e meios de pagamento.

Pensando em ajudar empreendedores a otimizarem o envio de suas encomendas por meio de uma jornada positiva para o cliente, Éder Medeiros, especialista em gestão de fretes e CEO do Melhor Envio, preparou abaixo algumas dicas para o lojista virtual ficar de olho. Confira:

. Diferentes tipos de frete – Oferecer diversos tipos de frete ajudará a ampliar as vendas. Mas para isso acontecer é importante contar com alternativas que chamem a atenção de diferentes tipos de consumidores. Afinal, há aqueles que preferem a rapidez da entrega expressa, enquanto outros priorizam o valor mais em conta do frete convencional. Nessa hora, ter empresas já conhecidas como os Correios e transportadoras privadas entre suas opções de fretes é um diferencial para se destacar da concorrência.

. De olho no valor do frete – Diferentemente do que muitos lojistas podem pensar, os Correios não são a única opção para quem pensa em economia, muitas transportadoras privadas apostam em alternativas competitivas e dentro da realidade de cada negócio. Além disso, segundo pesquisa da PwC , 64% dos consumidores preferem pagar mais pelo frete em busca de agilidade na entrega. Atente-se às escolhas dos usuários e prepare-se para fornecer condições que caibam em todos os bolsos e atendam a várias preferências de prazos.

. Aposte na experiência do usuário – A jornada de compra de um cliente começa quando ele visita o site, mas não é concluída na finalização da compra. A entrega do produto, em perfeitas condições e com um valor de acordo com a expectativa do consumidor é essencial para garantir uma experiência positiva no e-commerce. Assim, é fundamental investir na gestão eficiente de fretes com custos competitivos e sem atrasos se você quer alcançar a satisfação e fidelização do público.

. Frete como opção de marketing – O uso de campanhas focadas no frete pode ser um ponto positivo para o aumento de vendas na loja virtual, principalmente, em datas comemorativas como Dia do Consumidor, Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre outras. Crie kits e combos de produtos que comprados juntos podem ter frete grátis, por exemplo. Assim você aumenta o ticket médio do seu e-commerce e ainda usa o frete grátis como um apelo sem prejudicar o seu orçamento.

. Prazo de frete – É fundamental que a compra seja entregue dentro do prazo informado. Afinal, é preciso manter uma boa reputação de vendas, pois o cliente avaliará a eficiência de suas entregas em um momento de muito movimento. – Fonte e mais informações: (www.melhorenvio.com.br).