108 views 4 mins

Trabalho híbrido: aliado da cultura da diversidade e inclusão

em Destaques
domingo, 22 de janeiro de 2023

Durante os dois primeiros anos de pandemia, muito se ouviu falar em “home office” e o “novo normal”. Durante os dois anos difíceis, 2021 e 2021, os trabalhadores foram assolados pela gigantesca insegurança e, consequentemente, mergulharam em ambientes de trabalho, de diferentes áreas, nas ferramentas que permitiam as comunicações em grupos.

Neste último ano, muitas empresas optaram por adotar um modelo de trabalho híbrido com o objetivo de promover a autonomia e a flexibilidade, permitindo um melhor equilíbrio entre as várias esferas da vida familiar, social, profissional e pessoal dos colaboradores.

Ainda não dá para dizer se essa nova forma de trabalhar vem, de fato, para ficar. Mas uma coisa é certa: o trabalho híbrido revoluciona a forma como as companhias implementam seus programas de diversidade e inclusão, o tão famoso D&I.

Pensando na ótica da inclusão, o especialista Deives Rezende Filho, CEO e fundador da Condurú Consultoria, acredita que esse modelo valoriza o fato de que todas as pessoas são diferentes, e é das diferenças que nasce uma cultura inclusiva e diversificada. Diante disso, cada um pode trabalhar de onde se sentir melhor, que tanto pode ser de casa, escritório ou em qualquer parte do mundo.

“Quando pensamos em uma empresa moderna e atualizada, as pessoas devem estar no centro da tomada de decisões. E isso só é possível se esses colaboradores forem escutados e, a partir de seus feedbacks, os líderes fizerem as transformações possíveis no dia a dia da companhia. O trabalho híbrido traz a sensação de pertencimento aos colaboradores, afinal, atende as diferentes necessidades de cada um.

Ao atender a estas várias necessidades e aumentar os momentos de interação e partilha, é possível garantir que a empresa cresce e que todos fazem parte dela”, diz.

. Silencioso, mas não menos perigoso: assédio dá as caras no modelo híbrido – O novo modelo de trabalho aumenta os desafios do setor de compliance das empresas, que deve assegurar o cumprimento do programa de integridade da organização, mantendo o seu papel de prevenir, identificar e combater as irregularidades, mesmo no trabalho híbrido.

Os desvios de conduta no ambiente corporativo não foram superados somente porque o novo modelo de trabalho se tornou flexível. Como identificar casos de assédio e má conduta em sua empresa?

• Mensagens fora do horário de trabalho;
• Gritos, xingamentos e uso de palavreado ofensivo;
• Reuniões com a equipe que excluem um ou mais profissionais;
• Sonegação de informações que são essenciais ao funcionário;
• Cobrança desmedida de produtividade;
• Desmerecimento pelo profissional estar trabalhando de casa;
• Críticas à aparência, ao ambiente da casa ou à presença de filhos;
• Práticas de discriminação;
• Ameaça de demissão.

O Canal de Denúncias funciona como um termômetro para que as áreas responsáveis por estabelecer boas práticas de governança corporativa façam o diagnóstico de pontos de atenção e direcionem uma atuação mais próxima.

Mas alguns sinais, ações e atitudes podem ser consideradas assédio moral, seja no trabalho presencial, remoto ou híbrido. Ao identificar ou viver situações do tipo, é preciso procurar um meio de denunciar. Fonte e mais informações, acesse: (https://conduruconsultoria.com.br/) e (https://safe.space/).