94 views 6 mins

Desenrola Brasil é oportunidade para devedores e credores

em Destaques
domingo, 04 de fevereiro de 2024

Danilo Coelho (*)

As altas taxas de inadimplência têm gerado sérias consequências econômicas para o Brasil. Estamos diante de níveis recordes de pessoas que não conseguem pagar suas dívidas, fazendo com que empresas e instituições financeiras também sejam prejudicadas pela perda de receita.

Todo esse cenário tem causado uma desaceleração no crescimento econômico e que pode levar a uma situação de recessão. No cenário em que mais de 70 milhões de brasileiros enfrentam desafios financeiros, iniciativas como o Programa Desenrola Brasil surgem como uma oportunidade social e econômica.

Criado com o intuito de recuperar a condição de crédito de devedores com dívidas negativadas entre 2019 e 2022, o programa representa um marco na busca por soluções que promovam a inclusão financeira, e a retomada do acesso ao crédito, impactando profundamente todo o ecossistema financeiro.

Criado pelo Governo Federal, o Programa se desdobra em duas faixas, cada uma direcionada a um público específico. A Faixa 1 é voltada para devedores com renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou inscritos no CadÚnico. Já a Faixa 2, por sua vez, abrange pessoas físicas com dívidas financeiras negativadas até dezembro de 2022 e renda de até R$ 20 mil.

Nessa modalidade, as instituições financeiras terão a oportunidade de oferecer a renegociação de dívidas diretamente aos seus clientes, por meio de seus próprios canais, e proporcionar um alívio financeiro real para os devedores. Para as empresas credoras, o Programa oferece um processo dividido em quatro fases: habilitação, atualização de dívidas, oferta de descontos e acompanhamento das negociações, tudo acessível por meio do Portal Credor.

A plataforma do Programa Desenrola Brasil é o canal oficial para todos os procedimentos, garantindo segurança e transparência. Há inúmeras razões que levam à inadimplência e, segundo especialistas, a raiz do problema está principalmente na falta de educação financeira. De acordo com um levantamento do Banco Central e da Febraban, 70% das pessoas gastam todo ou até mais dinheiro do que ganham. Isso representa 150 milhões de brasileiros que não têm controle sobre a própria vida financeira.

Nesse sentido, o Programa tem o potencial de ser uma ferramenta para gerir dívidas e a possibilidade para muitos de recomeçar sem o nome negativado. Já as instituições, terão a chance de criar produtos de crédito mais adequados, contribuindo de maneira significativa para a inclusão financeira e acesso ao crédito consciente. Alguns dos principais benefícios:

. Exemplo de boas práticas – Com certeza, este é o ponto mais relevante do Desenrola. Ao criar um programa que facilita a renegociação de dívidas, o governo está sinalizando a importância de lidar de forma responsável com o crédito.

. Restauração da condição de crédito – O programa oferece uma oportunidade valiosa para os devedores que se encontram em situação negativa de crédito. Ao possibilitar a renegociação de dívidas, o Desenrola Brasil auxilia na reabilitação financeira desses indivíduos, permitindo que voltem a ter acesso ao mercado de crédito.

. Estímulo à educação financeira – O Desenrola Brasil serve como um incentivo para que as pessoas reflitam sobre sua relação com o crédito. Ao buscar soluções para suas dívidas, os participantes são incentivados a adotar práticas financeiras mais conscientes, aprendendo a gerenciar melhor seus recursos e evitar futuras dificuldades.

. Estímulo à atividade econômica – Com a retomada do acesso ao crédito, os devedores podem investir em seus projetos pessoais e profissionais, impulsionando a atividade econômica. Isso beneficia não apenas os indivíduos, mas também o país como um todo, promovendo o crescimento econômico.

O Programa, que representa um marco na busca por soluções inclusivas e eficazes para os desafios financeiros enfrentados por muitos brasileiros, é um passo importante para transformar a realidade econômica do país. Importante ressaltar que, para evitar golpes e fraudes, é essencial que a população esteja atenta e busque informações diretamente com seus bancos de relacionamento.

O Programa Desenrola Brasil é uma oportunidade legítima para a renegociação de dívidas, visa simplificar o processo e proporcionar uma experiência eficiente para todas as partes envolvidas.

(*) – É Diretor de Produtos e Dados da Quod (https://www.quod.com.br).