98 views 5 mins

O ano começou. Como estão suas metas?

em Destaques
domingo, 04 de fevereiro de 2024

Um novo ano significa recomeçar, e com o recomeço, seguir com objetivos que estavam parados. Porém, um estudo da empresa internacional de pesquisa One Poll, descobriu que as pessoas tentam por apenas três meses atingir as metas pessoais que se propuseram a fazer no início do ano.

Para a coach e especialista em comportamento humano, Leila Santos, ter poucas metas realistas e focar em concretizar todas elas é muito mais eficiente. “Muitas pessoas acabam se animando com o início do ano e definem muito mais objetivos do que são capazes de cumprir. É mais prudente definir poucas metas e traçar planos realistas para entrar em movimento do que ter uma lista extensa de desejos que gera mais frustração quando não há avanços”.

Para quem ainda está pensando em começar novos projetos, ter um planejamento bem estruturado fará toda a diferença. “Ter metas claras e específicas, factíveis, mensuráveis e relevantes para sua vida, aumentam a probabilidade de realizá-las”, ressalta. Para tirar seus sonhos do papel, Leila indica o passo a passo para estruturar um bom plano de ação e atingir suas metas. Confira!

  1. – Priorize o que importa – Faça uma autoavaliação sobre sua situação atual e seus objetivos futuros. Analise seus pontos fortes e fracos, suas conquistas e dificuldades no ano que passou. Visualize aquilo que você deseja e o que valoriza. O que de fato merece seu esforço e que vai valer à pena se dedicar?. Disciplina, força de vontade, tempo e dinheiro são recursos finitos e limitados portanto, utilize-os com sabedoria.
  2. – Descreva suas metas – A falta de uma definição clara do que se deseja alcançar é um dos principais motivos pelos quais objetivos não são concluídos. Você quer emagrecer? Defina quantos kg quer emagrecer e em quanto tempo. Seu objetivo é economizar dinheiro para trocar de carro?

Defina qual o valor total de que necessita e quanto vai economizar por mês até lá. Seu objetivo será mais realista se ele for específico (o quê), mensurável (quanto), atingível (como), relevante (porquê) e temporal (quando).

  1. – Defina um plano de ação – Estabelecer ações é a peça-chave para te levar a atingir o que tanto almeja. Porém, as ações devem ser avaliadas a todo o tempo, caso elas não estejam te levando ao caminho do objetivo, recomece. Conhece alguém que conquistou alguma de suas metas?

Converse com essa pessoa, estude, seja curioso, busque alternativas diferentes mas não deixe de definir um plano. Liste todas as ações necessárias para chegar lá. Se a tarefa é complexa ou longa, quebre-a em tarefas menores. Cada pequeno passo importa, desde que se coloque em movimento.

  1. – Acompanhe seu plano de ação – Muitas pessoas não estão acostumadas a organizar suas metas, definir um plano de ação e se perdem pelo caminho. Antes de sair fazendo, defina como vai avaliar o seu progresso. Quais são as evidências que precisam acontecer ao longo do tempo que comprovam que você está no caminho certo?

Como vai medir e apurar os seus resultados? Lembre-se: aquilo que não pode ser medido, não pode ser avaliado. Criar essa rotina de medir e avaliar pode ter um impacto grandioso em sua vida, não só para cumprir metas de réveillon, mas sim para propósitos pessoais e profissionais.

  1. – Comprometa-se com o processo e os resultados – Napoleon Hill, autor do livro As Leis do Triunfo, afirma que a probabilidade de atingirmos um objetivo aumenta em 50% quando definimos um plano de ação. Esse número sobe para 95% quando nos comprometemos a reportar nossos resultados. Por isso, escolha uma pessoa realizadora para compartilhar seus planos e resultados. – Fonte e mais informções: ([email protected]).