66 views 55 secs

Construção civil é “candidata natural” ao Programa de Proteção ao Emprego

em Destaques
quarta-feira, 08 de julho de 2015

O setor de Construção Civil é um candidato natural para o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), mas a iniciativa do governo federal pode não compensar a recomposição da alíquota referente à revisão da política de desoneração da folha de pagamento, de acordo com o vice-presidente de Economia no Sinduscon-SP, Eduardo Zaidan.

O executivo explicou que, se nenhuma medida for tomada, a projeção de demissões no setor é de 500 mil pessoas este ano.
Eduardo Zaidan afirmou que o PPE é uma “ótima ideia” ao ressaltar que esse esforço pode tirar a pressão sobre os agentes envolvidos no mercado de trabalho. Segundo ele, gera-se um fardo menor no seguro-desemprego e na arrecadação previdenciária. Além disso, ao evitar uma demissão, as empresas “não perdem o investimento colocado nos funcionários”.
Por outro lado, Zaidan ressaltou que o Plano pode não compensar o aumento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) da construção, que está sendo discutido no Congresso no âmbito de um nova política de desoneração da folha de pagamentos. Uma das principais propostas no Legislativo é uma alta na alíquota de 2% para 4,5%. “Se o imposto for muito pesado, talvez não compense segurar o empregado”, afirmou o executivo. “As medidas visam questões diferentes e não se anulam”, acrescentou (AE).