67 views 5 mins

Como utilizar Pix recorrente e ter mais previsibilidade nos negócios

em Destaques
quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Desde o seu lançamento, em novembro de 2020, o Pix revolucionou a forma de pagamento e recebimento das empresas e pessoas físicas. De acordo com o Serasa, o pagamento instantâneo conta com mais de 151,9 milhões de usuários, sendo 139,4 milhões de pessoas físicas e 12,5 milhões de pessoas jurídicas . Três anos depois, o Pix continua evoluindo e um dos seus últimos lançamentos é o Pix Recorrente.

A popularização dos pagamentos recorrentes, impulsionada por serviços de streaming e modelos de assinatura, colaborou bastante para a popularização do formato de pagamento. A ferramenta simplifica ainda mais transações, autoriza pagamentos automaticamente e não só agrada consumidores, mas garante receitas estáveis às empresas. Da academia à entrega de refeições, a popularização dos pagamentos recorrentes – está definindo relações, fidelizando clientes e sustentando negócios.

Segundo Fabrício Divitiis, Head comercial da iugu, empresa de tecnologia para gestão e automatização de meios de pagamento online, a recorrência é um dos principais caminhos para a fidelidade dos clientes e com a entrada do Pix Recorrente, pode ampliar as vantagens para empresas e consumidores. “Nesta opção de pagamento, o Pix oferece praticidade para o usuário final e para empresas que buscam oferecer diversificação nas formas de pagamento um leque de possibilidades. Isso porque, de um jeito simples, a ferramenta aumenta o diferencial competitivo e maior chance de fidelização dos clientes”, explica o executivo.

Fabricio lista as principais vantagens do sistema de meio de pagamento recorrente que tem transformado o poder de consumo dos brasileiros:

Redução de custos
Esse modelo de cobrança pode ajudar a reduzir custos para a empresa, pois elimina a necessidade de realizar o faturamento com frequência, o que reduz também custos administrativos e como consequência a possibilidade de erros. Além disso, traz mais eficiência, controle financeiro e agilidade no processamento de transação e tende a oferecer taxas menores em relação a outros meios de pagamentos.

Otimização de tempo
A cobrança recorrente pode ajudar a otimizar o tempo da empresa ao eliminar tarefas que são consideradas manuais e repetitivas, evitando assim erros e proporcionando mais tempo para realizar outras atividades essenciais de gerenciamento de toda a operação. Com isso, a operação ganha mais eficiência e aumento na produtividade da equipe.

Retenção de clientes
A entrada do Pix para o mercado brasileiro, trouxe diversos benefícios que podem ser vistos também pelas empresas. Vale lembrar que quanto maior as possibilidades de realizar transações de pagamentos dentro da sua operação, maiores serão as chances de um cliente adquirir seus produtos ou serviços e voltar a comprar. Além disso, mostra o quanto a empresa está preocupada em atender as necessidades dos consumidores que efetuam suas compras online sem se preocupar com o risco de fraude ou cobrança em duplicidade. Ou seja, colabora para aproximar o cliente e um relacionamento mais saudável entre as partes de forma ágil, conveniente e proporcionando transações mais seguras.

Redução da inadimplência
Outro aspecto importante do Pix na cobrança recorrente é a diminuição da inadimplência, já que os pagamentos são realizados automaticamente de acordo com a data previamente agendada pelo cliente, o que assegura o recebimento. Com isso, a empresa tem maior previsibilidade e controle da operação, além de evitar também que a empresa se comprometa com a saúde financeira.

Controle do fluxo de caixa
Para as empresas há o benefício de poder contar com um fluxo de caixa de curto, médio e longo prazo. Isso porque, o Pix Recorrente assegura que a empresa irá receber pelo serviço prestado de forma instantânea. Auxiliando assim também na tomada de decisões sobre a operação, investimentos e ações que podem estar em seu radar a serem realizadas, como também auxiliar no monitoramento diário da entrada de recursos e saúde financeira.