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Inovação nas empresas: o que esperar do mercado de tecnologia em 2022

em Destaques
segunda-feira, 03 de janeiro de 2022

Roberto Arruda e Leonardo Costanza (*)

Com o fim de 2021 se aproximando, especialistas e líderes do mercado iniciam suas apostas sobre as principais tendências tecnológicas que serão adotadas pelas empresas no ano seguinte. Não é novidade que a pandemia acelerou, e muito, o processo de digitalização das companhias brasileiras. No entanto, com a consequente mudança de comportamento dos consumidores, muitas inovações ainda estão por vir em 2022.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma recente pesquisa da IDC, o investimento em Transformação Digital seguirá crescendo a uma taxa anual de 15,5% até 2023. Com isto, ainda em 2022, 70% das empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais. Diante deste cenário promissor, quais inovações as organizações podem esperar para o próximo ano? Primeiramente, antes de qualquer projeção sobre o futuro, é fundamental analisarmos o passado.

Nos últimos anos, a computação em nuvem trouxe uma série de novas tecnologias que impulsionaram a disrupção em diversos segmentos da economia. Para 2022, essa velocidade de migração deve aumentar. As companhias perceberam que a migração para a cloud pode ser realizada de maneira rápida e simples, com o apoio de um time especializado. No entanto, mesmo estando na nuvem, é preciso prezar pela proteção dos dados , uma vez que o primeiro ciclo de monitoramento da LGPD terá início a partir de janeiro próximo.

. Cybersecurity mesh e data fabric – O conceito de cybersecurity mesh ganhará força no próximo ano, potencializando a segurança digital por meio de Inteligência Artificial. Com os recentes ataques cibernéticos à nuvem de organizações em todo o mundo, as empresas perceberam que não se trata apenas de restabelecer o banco de dados, mas sim, garantir que não haverá vazamento das informações.

Além disso, o mercado abordará fortemente o conceito de data fabric, que traz consigo a capacidade de fazer com que os dados estejam disponíveis em qualquer lugar. Isto, certamente, reduzirá o custo ao consumir grandes volumes de dados.
Todos esses conceitos trazem à tona a discussão sobre a descentralização dos dados, segurança e, também, como controlar esse grande volume de informações e reduzir custos ao mesmo tempo.

. Hiperautomação e 5G – Esperamos que as empresas invistam ainda mais em hiperautomação em 2022. Ao automatizar os processos, é possível garantir melhor eficiência e mais competitividade, proporcionando às empresas a possibilidade de serem super ágeis, conectando seus sistemas de forma mais fácil, colaborando assim para decisões mais assertivas na operação.

A chegada do 5G ao Brasil também estará em evidência no próximo ano. Segundo a Anatel, a quinta geração de telefonia móvel deve chegar em breve ao país, inicialmente operando em todas as capitais, até julho de 2022. Desta forma, trará consigo interações 20 vezes mais rápidas.

Além de impactar positivamente a operação das empresas no país, a nova tecnologia será importante para o meio ambiente, uma vez que irá proporcionar economia de bateria por meio de sua performance, além de permitir que os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) possam se conectar à rede sem consumir muita energia.

Vale ressaltar que observamos ao longo de 2021, o surgimento de comitês ESG, preocupados com o futuro do país. Este tema também seguirá em pauta em 2022, uma vez que as companhias ligadas às questões de sustentabilidade, certamente viverão um grande desafio e a tecnologia será uma grande aliada neste sentido.

. Metaverso – Quando falamos em tecnologia e futuro, não podemos deixar de mencionar o Metaverso, idealizado pelo Facebook, cujo objetivo é trazer o mundo persistente, no qual se fazem negócios e se tem uma vida social, ao mundo virtual.
Ou seja, a experiência trazida pelo Metaverso deve transformar o consumo totalmente e, desta forma, as empresas precisarão repensar todo o seu ambiente de TI, uma vez que isto será consumido em outra dimensão.

Diversos setores serão impactados. No varejo, por exemplo, é possível imaginar o consumidor no ambiente virtual experimentando uma roupa e testando como ela ficaria no corpo.

É evidente que o digital é o novo campo de batalha para as organizações que precisam, cada vez mais, marcar presença neste universo. É preciso olhar para o universo digital com a característica do Metaverso, pensando em um local onde as empresas disputam a atenção do cliente. Desta forma, o que sustenta a inovação é a tecnologia, a eficiência e a maneira com a qual as empresas irão gerar vantagem competitiva no mercado.

(*) – São, respectivamente, diretores de Inovação e Novos Negócios da Sky.One , especializada no desenvolvimento de plataformas que automatizam e facilitam o uso da computação em nuvem.