85 views 44 secs

CNI vê consumidor mais preocupado com inflação

em Destaques
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A confiança do consumidor brasileiro caiu novamente em dezembro. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), medido pela CNI, recuou 2,8% neste mês em relação a novembro, chegando a 100,3 pontos.

É a segunda queda consecutiva do indicador. De acordo com a CNI, a perda de confiança nos últimos dois meses é “preocupante, pois deve representar um novo freio ao consumo das famílias nos próximos meses”.
A queda do Inec é reflexo, segundo o estudo, de uma maior preocupação dos brasileiros com relação à inflação, ao desemprego, à renda pessoal e ao endividamento. Na comparação com novembro, o componente de expectativa de inflação caiu 6,1% e o de desemprego, 7,8%. Quanto maior é o recuo no índice, maior é o número de pessoas que esperam crescimento da inflação e do desemprego. Também caíram em dezembro os indicadores de expectativa da renda pessoal (-3,5%), de endividamento (-1,3%) e de compras de maior valor (-1,7%), como automóveis, móveis e eletrodomésticos.
A CNI explica que o Inec antecipa tendências de consumo e sua queda preocupa, porque consumidores pouco confiantes, com perspectivas negativas em relação ao emprego e à situação financeira, tendem a comprar menos, o que enfraquece a atividade econômica (AE).