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Café com IA: saiba o que está por trás do sucesso da Starbucks e outras franquias

em Destaques
quinta-feira, 09 de novembro de 2023

Paulo de Godoy (*)

O café é uma paixão mundial. Apesar de não agradar a todos os paladares, é indiscutível a importância dessa iguaria nas manhãs de muitas pessoas que, inclusive, alegam que o dia delas só começa de verdade depois da primeira xícara.

Embora a necessidade de cafeína alimente o nosso desejo de beber o nosso café da manhã, é interessante refletir porque cada vez mais as pessoas preferem ir às cafeterias ou consomem também nesses estabelecimentos, além do tradicional cafezinho em casa. Afinal, o que leva empresas como Starbucks e Dunkin’ a vender mais e mais? Os dados.

Café em números
As cafeterias precisam conhecer todos os números por trás do vício dos clientes em café, mas vou deixar aqui alguns muito relevantes para começarmos. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor, ficando atrás apenas dos EUA.

Já no restante do planeta, segundo divulgação de setembro da Organização Internacional do Café (ICO), o consumo mundial aumentou 4,2% em 2022 e a estimativa é que essa porcentagem suba 1,7% em 2023.

Operações mais sustentáveis
Nada vai impedir o vício das pessoas no café, mas isso não justifica prejudicar o planeta durante a colheita dos grãos. Graças à IA, os colhedores conseguem maximizar o rendimento e reduzir a quantidade de resíduos no processo. Basicamente, fazer dessa forma resulta em mais grãos nas colheitas e menos poluentes.

Depois que os grãos são colhidos, a IA ainda tem mais trabalho a fazer. Todos os anos são colhidos mais de 10 bilhões de quilos de grãos de café, o que equivale a 25 milhões de empregos. Infelizmente, existem muitos problemas com o desmatamento e atividades ilegais nesta indústria. Por meio da IA, os lotes podem ser rastreados para que os compradores possam ver de onde vieram os grãos e quem os colheu, para garantir que todo o processo foi realizado de maneira correta.

A IA também é usada para impulsionar a logística com o objetivo de minimizar os custos de transporte e a quantidade de resíduos. Graças à IA, quando você olha um rótulo ou se informa no seu coffee shop favorito, você pode ter certeza de que seu café foi obtido de forma ética e colhido da maneira mais ecológica possível.

Como a Starbucks escolhe onde abrir uma loja
Parece que sempre há uma Starbucks localizada exatamente onde as pessoas precisam. Isso não é apenas uma coincidência. A Starbucks possui um sistema completo que analisa locais para determinar onde uma loja terá melhor desempenho. Este sistema analisa os padrões de tráfego e os dados demográficos, para garantir uma área movimentada e que as pessoas que passam sejam consumidoras de café.

Seu aplicativo sabe o que você quer antes de você pedir
Aproximadamente metade de todos os pedidos da Starbucks são feitos por meio do aplicativo. Quando os clientes usam o app, eles fornecem à Starbucks dados críticos que ajudam a gigante do café a vender ainda mais. Ao usar seus dados, o aplicativo pode recomendar itens para você com base em seu histórico e até mesmo recomendar com base na época do ano e no clima.

O aplicativo da Dunkin’ também tem um truque sorrateiro na manga. Se você deu permissão ao aplicativo para saber sua localização o tempo todo, poderá receber uma notificação informando que está perto de uma Dunkin’. Esse app também analisa dados de clientes para enviar alertas personalizados de marketing e promoções em localidades exclusivas.

Usando dados para vender bebidas específicas
Obviamente, as cafeterias têm itens promocionais, e isso inclui épocas do ano, datas comemorativas e até acontecimentos do dia a dia. A Starbucks também analisa as irregularidades climáticas para impulsionar as vendas de café. Durante uma onda de calor aleatória em Memphis, no Tennessee, a empresa lançou uma promoção de Frappuccinos gelados para ajudar a “vencer o calor”. Aqui no Brasil também conhecemos muito bem essas promoções.

Café e IA
A IA está em quase tudo, e com o café não é diferente. Ferramentas alimentadas por IA, como drones, são utilizadas para monitorizar de perto a produção de café para garantir que os grãos sejam colhidos de forma eficiente e que os padrões de controle de qualidade sejam cumpridos. Isso está eliminando o erro humano da equação.

A Starbucks aderiu ao movimento da IA ​​ao implementá-la para aprimorar a experiência do cliente. Por exemplo, o uso da IA para antecipar a manutenção das máquinas, reabastecer pedidos e fazer inventário.

A IA também é usada no processo de preparo para garantir que os lotes de café sejam consistentes e tenham o mesmo sabor, além de monitorar tempos de extração, proporções de fermentação e temperatura da água.

Os aplicativos de café utilizam IA para alimentar chatbots para ajudar os clientes, além de aprender seus hábitos de compra para recomendar bebidas e produtos específicos para eles.

Mais IA no meu café, por favor
Os insights baseados em IA fornecem dados valiosos que ajudam as empresas a tomar decisões informadas e a se adaptar às mudanças nas preferências e necessidades dos consumidores. Isto não só aumenta a satisfação do cliente, mas também contribui para aumentar a eficiência operacional e a relação custo-benefício. Além disso, as capacidades de análise preditiva e de automação da IA permitem que as cafetarias antecipem a procura, reduzam o desperdício, melhorem a rentabilidade e cuidem melhor do planeta. À medida que a indústria cafeeira continua a evoluir, adotar a IA já não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para o sucesso no mercado dinâmico de hoje. E, claro, uma necessidade também para atender ao paladar exigente dos amantes do café.

(*) Country manager da Pure Storage.