70 views 48 secs

Brasil dispensa visto para turistas dos EUA e outros

em Destaques
segunda-feira, 18 de março de 2019

O presidente Jair Bolsonaro determinou que cidadãos de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão sejam dispensados de apresentar visto para entrarem no Brasil.

A nova mudança entrará em vigor a partir de 17 de junho. A medida consta no decreto publicado ontem (18) em edição extra do DOU e é unilateral.
Com isso, os turistas brasileiros ainda continuarão precisando de visto para visitar os respectivos países. Segundo o texto, os turistas dos quatro países vão poder permanecer no Brasil durante 90 dias, prorrogável pelo mesmo período. No entanto, o prazo de 180 dias em um ano não deve ser ultrapassado.
A medida será aplicada apenas para cidadãos que sejam portadores de passaportes válidos. O documento é assinado pelo presidente e pelos ministros Sérgio Moro (Justiça), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Marcelo Álvaro Antonio (Turismo). De acordo com o Ministério do Turismo, o objetivo, inicialmente, é econômico.
Na última semana, o governo brasileiro já havia dito que a decisão seria uma das medidas anunciadas por Bolsonaro durante sua visita ao território norte-americano. Nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, os mesmos países já haviam ficado isentos da necessidade de visto, de maneira temporária, para entrar no Brasil (ANSA).