76 views 5 mins

A capacitação dos funcionários e a criatividade e ascensão das pequenas empresas

em Destaques
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

De acordo com Dominic Allon, CEO da Pipedrive, primeiro CRM global de vendas e plataforma de receita inteligente para pequenas empresas, o ano de 2024 contará com um aumento nos ambientes de trabalho altamente personalizados e otimizados. “Os líderes incorporarão os dados, as informações de negócios e o suporte de IA que precisam para ter a experiência de trabalho que melhor atenda às suas funções e responsabilidades”, explica.

O executivo acredita que as conversas serão cada vez mais enquadradas em torno dos funcionários que recebem apoio e ferramentas para conversas sobre IA e automação. O mais recente Relatório sobre o Estado de Vendas e Marketing da Pipedrive mostrou que os entrevistados, cujas empresas investiram em tecnologia, estavam mais esperançosos com o crescimento e menos preocupados com as cargas de trabalho.

“Espero que vejamos menos medo em relação à perda de empregos, à medida que o trabalho se torna cada vez mais uma questão de criação de valor, impulsionado pela capacitação dos seres humanos — que estão no centro”, complementa Allon.

Os líderes empresariais que procuram desbravar o que será mais um ano de surpresas — seja tecnológica, geográfica ou econômica — devem olhar para a resiliência das suas organizações. Mais especificamente, os líderes devem procurar transformar o pensamento crítico e habilidades de colaboração dos funcionários.

Dado o aumento de nível da IA e da automação, as organizações devem garantir que o trabalho seja o mais criativo, eficaz e empático possível. Isso fará diferença crucial entre as empresas totalmente lideradas pela tecnologia e impessoais, em comparação às organizações mais empreendedoras e lideradas pelas pessoas que utilizam a tecnologia, mas não deixam que ela as afaste o foco nas pessoas.

O relatório descobriu que os entrevistados que trabalham em empresas que pararam de contratar e diminuíram suas equipes tinham entre 14% e 23% menos probabilidade de atingir suas metas anuais de vendas. Ou seja, as empresas não podem ter sucesso sem os seus colaboradores, e as pessoas não terão um desempenho elevado sem a tecnologia certa a apoiá-las.

Para a área de tecnologia, a expectativa é que as empresas ofereçam mais recursos e personalização. As ofertas de tecnologia SaaS B2B devem ser progressivamente adaptadas para os clientes poderem formar a experiência que desejam. As pequenas e médias empresas (PMEs), em particular, não terão de alterar as suas melhores práticas para se adaptarem às ferramentas que utilizam.

As pessoas que trabalham em empresas que investem menos em tecnologia têm duas vezes mais probabilidade de se preocupar com o aumento das cargas de trabalho. Garantir que as equipes obtenham a tecnologia que necessitam é uma questão que deve ser tratada como prioridade no próximo ano.

“Além disso, a IA aumentará o poder das pequenas empresas. Elas conseguirão criar experiências cada vez mais pessoais para os clientes com serviços SaaS, aumentando a velocidade e a eficiência dos processos e minimizando os erros humanos antes que eles se tornem percebidos pelos clientes”, pontua o CTO da Pipedrive, Agur Jõgi.

É esperado que os produtos de IA sejam mais utilizados em processos automatizados de alto nível de tomada de decisão ou gestão de negócios B2B e B2C. Isto resultará da capacidade proeminente da IA de detectar padrões dos pontos fortes ou fracos dos sistemas, e de analisar os padrões comportamentais de desempenho da equipe ou dados do consumidor.

“Como resultado da IA, a segurança cibernética continuará sendo uma prioridade para as organizações. As soluções baseadas em IA desempenharão um papel cada vez mais significativo na detecção de pontos fracos e no aumento da segurança e confiabilidade.

Simultaneamente, imporá também riscos imprevistos devido à disponibilidade de novas tecnologias aos black hats – que certamente atacarão de novas formas em 2024”, acredita John Mutuski, diretor de Segurança da Informação da Pipedrive. Saiba mais em (https://www.pipedrive.com/pt).