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Automação de marketing: um caminho sem volta

em Destaques
segunda-feira, 11 de julho de 2022

Laura Parra (*)

De acordo com o Emailmonday, em maio de 2021, 51% das empresas estavam usando automação de marketing e mais da metade das empresas B2B (58%) planejavam adotar a tecnologia. A automação de marketing é o uso de software que permite aos profissionais de marketing automatizarem suas atividades.

Embora, hoje, ela tenha se tornado uma ferramenta essencial para o marketing no mundo digital, muitas das pequenas empresas desconhecem como podem se beneficiar dela. A automação capacita profissionais de marketing em muitos setores e organizações diferentes, economizando inúmeras horas de trabalho, evitando erros humanos e melhorando as experiências dos clientes.

Isso pode incluir tarefas simples, como configurar um e-mail automático de boas-vindas que será enviado a cada novo contato em seu banco de dados ou desenvolver campanhas de marketing digital mais complexas e multicanal.

De acordo com a Invesp, 92% dos usuários de automação de marketing disseram que seu principal objetivo era melhorar seu pipeline de leads qualificados, seguido de perto pela retenção de clientes (81%) e pelo processo de nutrição de leads (66%).

E-mails direcionados, acionados por condições definidas, são um uso popular da automação de marketing para gerar leads a partir de páginas de destino e processos de inscrição online. Além das campanhas de e-mail, as empresas podem usar o software de automação de marketing para atividades em outros canais como:

• Mensagens SMS – se estiver enviando produtos para seus clientes, poderá mantê-los informados com atualizações automáticas enviadas diretamente para seus telefones para rastrear seus pacotes.

• Mídia social – algumas plataformas permitem agendar e publicar conteúdo em diferentes canais ou enviar respostas automáticas às mensagens recebidas.

• Gerenciamento de contatos – pode-se simplificar o processo de gerenciamento de listas de contatos e segmentação com base em diferentes critérios. Por exemplo, um contato pode ser adicionado à lista de “leads qualificados” se visitar a página de preços de sua empresa.

• Pontuação de leads – identificar se um cliente em potencial provavelmente valerá seu valioso tempo e energia.

. Implementando uma estratégia de automação de marketing – Algumas etapas podem ajudar sua empresa a decidir quais atividades devem ser automatizadas para beneficiar o processo de fluxo de trabalho.

  1. Definir os objetivos da empresa – O ponto de partida deve ser estabelecer o que se pretende alcançar. É para gerar mais leads? Para tornar certos processos mais rápidos? Para melhorar a retenção? Dependendo do objetivo, pode-se decidir como a automação de marketing ajudaria a obter os resultados desejados.
  2. Identificar os contatos-alvo – Qual segmento de clientes é preciso segmentar? Isso pode ser leads já adquiridos ou determinados visitantes do site que se deseja converter.
  3. Construir o fluxo de trabalho – Muitas plataformas vêm equipadas com modelos de fluxo de trabalho prontos para uso em diferentes cenários, incluindo acompanhamentos com assinantes que se envolvem com uma campanha ou e-mails personalizados para compradores com base nas atividades no site de comércio eletrônico. Pode-se personalizar esses modelos de acordo com as necessidades da empresa ou criar próprios do zero.
  4. Monitorar o desempenho – Para tirar o máximo proveito da automação de marketing, é importante acompanhar continuamente o desempenho. A plataforma deve oferecer a funcionalidade de estatísticas em tempo real para rastrear atividades como o número de campanhas enviadas ou métricas sobre engajamento e conversões. Isso ajudará a refinar e melhorar continuamente a estratégia adotada.

Práticas recomendadas para automação de marketing eficaz – Ao mapear a jornada que os clientes devem seguir, pode-se determinar como deseja construir o relacionamento com seu público. Descobrir os principais estágios do seu relacionamento, como tomar conhecimento de sua marca ou converter um visitante do site em um cliente formará a base de seus fluxos de trabalho de automação.

Existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis para ajudar a criar fluxos da maneira que melhor atenda às suas necessidades. Mesmo se uma empresa crie o fluxo de trabalho de automação perfeito, sem as mensagens correspondentes, dificilmente obterá resultados.

Ela deve se adequar a quem está segmentando e onde eles estão na jornada para se tornar um cliente pagante. Eles já conhecem um pouco da oferta da sua marca? Eles estão mostrando sinais de estar perto da conversão? Embora a automação de marketing tenha o potencial de economizar um tempo significativo no longo prazo, a empresa não deve esperar apenas o melhor e deixar o software fazer todo o trabalho.

É importante ficar de olho em suas principais métricas para garantir que esteja no caminho certo, a fim de ajudar a companhia a identificar áreas de melhoria. A automação de marketing permite que a empresa seja ainda mais direcionada em suas comunicações com o público e mais estratégica na criação de campanhas de marketing eficazes. Por que não tentar isso hoje?

(*) – É Brand Manager para o Brasil na Sendinblue (https://pt.sendinblue.com/).