95 views 4 mins

Especialista destaca 5 vantagens ao utilizar o Google Cloud Plataform nos negócios

em Destaques
quarta-feira, 07 de junho de 2023

A computação em nuvem é uma tecnologia que garante a segurança de informações e dados, alta escalabilidade e baixo custo. Nesse sentido, o Google Cloud Platform (GCP) se tornou uma excelente opção para compor o time, uma vez que atende diversas empresas, por meio de um conjunto de serviços que podem ser executados, inclusive, no hardware da própria companhia.

Mas, afinal, você sabe o que a plataforma oferece? A GCP fornece infraestrutura confiável e altamente escalonável para desenvolvedores criarem, testarem e implementarem aplicações. Além disso, o Google Cloud Platform abrange serviços de aplicações, armazenamento e computação para soluções de back-end, desktop e celulares.

Para Emerson Lima, fundador e CEO da Sauter, uma parceira de evolução digital que está ajudando a construir a próxima geração de serviços de tecnologia na América Latina, o armazenamento na nuvem é um serviço altamente disponível e que dura por muito tempo. Logo, pensando nas principais vantagens que esse serviço pode levar para os negócios, Emerson listou abaixo alguns pontos para ficar de olho:

Proteção – Os clientes são protegidos pelos investimentos constantes em novos processos e protocolos de segurança de dados em nuvem. A partir de um padrão de alto nível de proteção do acervo corporativo, o GCP proporciona, também, segurança extra aos arquivos, evitando assim que eles sejam acessados por usuários sem autorização e, logo, garantindo que estejam hospedados na nuvem. Isto evita que os dados sejam perdidos em caso de problemas com computadores ou data centers.

Tempo de atividade e confiabilidade – Caso um data center não esteja disponível por algum motivo, o sistema é capaz de retornar imediatamente ao centro secundário. Inclusive, este processo ocorre sem qualquer interrupção de serviço visível para os usuários.

Produtividade – Os sistemas do Google distribuem atualizações de maneira eficiente e fornecem funcionalidades semanalmente ou até mais rapidamente. Logo, auxiliando na otimização de diversos processos do dia a dia corporativo, como pesquisas, criação de relatório e elaboração de projetos, há inúmeras melhorias operacionais. Além disso, os funcionários podem acessar as ferramentas de trabalho em qualquer lugar do mundo e ao mesmo tempo, facilitando assim o acesso remoto e a colaboração.

Menos falhas – Os sistemas sofrem menos falhas e interrupções quando as empresas utilizam a estrutura cloud. Isso porque o Google oferece melhorias gerenciáveis em um fluxo contínuo que possibilitam uma capacidade operacional sempre no auge.

Controle de custos – A plataforma auxilia os clientes a controlarem os gastos, por meio de dicas de orçamentos, alertas, limites de cotas e demais recursos gratuitos. Inclusive, a partir da inteligência artificial, o GCP dispõe de painéis de gerenciamento que apresentam as principais tendências e previsões de custos das soluções, o que ajuda na otimização dos investimentos.

Sobre a Sauter – Fundada em meio à pandemia em 2020, a Sauter é referência em serviços de Cloud, Analytics e Engenharia de Software. Nossa missão é habilitar empresas para processos digitais ágeis, assertivos e eficientes em custo. A empresa saltou de R$ 600 mil faturados em seu primeiro ano, para registrar R$32 milhões em 2022. Com mais de 100 pessoas em seu time, está sediada em São Paulo e atende clientes no Brasil, Chile, Argentina, México e outros.