107 views 5 mins

6 tendências do empreendendorismo em 2022

em Destaques
segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Com uma parcela expressiva da população brasileira com o esquema vacinal completo, 2022 será promissor para a retomada de alguns tipos de negócios. Além disso, chamado de “o novo normal’, há muita coisa que não será como antes.

O empreendedorismo foi afetado diretamente pela pandemia, e isso significa que a retomada de muitas atividades será feita de forma diferente.

De acordo com Rafael Gianesini, CEO e co-fundador da Cidadania4u, empresa especializada no reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa, as atividades remotas vieram para ficar e tendem a ganhar novas características, mesclando o que funcionava antes de 2020 e o que deu certo ao se adaptar a uma realidade pandêmica sem precedentes. O executivo listou cinco tendências do mundo dos negócios para os empreendedores ficarem de olho:

  1. – Anywhere Office –– A pandemia mostrou que basta uma boa conexão de internet e comprometimento para que o trabalho seja feito. De acordo com a pesquisa realizada pela Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, cerca de 70% dos entrevistados afirmam que voltar a trabalhar presencial será estranho e 55% apontam que esta possibilidade os deixa estressados.

Para 2022 muitas empresas vão apostar em modelos híbridos ou 100% remotos, possibilitando as empresas contratarem talentos de qualquer lugar do mudo.

  1. – Criação de Conteúdo — Apesar de a criação de conteúdo não ser novo, é algo que vai ganhar ainda mais destaque em 2022: cada vez mais as pessoas querem se envolver com os conteúdos que consomem, então é importante que as empresas estejam preparadas para produzir conteúdos que entregam valor, engajem o cliente, tornando ele um verdadeiro embaixador da marca.
  2. – Experiência do Cliente – Todo empreendedor sabe que o cliente é alma do negócio e, por isso, encantá-lo é uma tarefa constante em qualquer empresa. Sendo assim, é necessário planejar toda a jornada do cliente e como tornar sua experiência mais rica para que assim a percepção de valor que ele tem da marca seja ainda maior.
  3. – E-commerce — Muitas pessoas começaram a usar a internet para fazer compras após o isolamento social e não existe sinal de que isso é passageiro: de acordo com o relatório elaborado pela Ebit Nielsen realizado em conjunto com o Bexs Banco, mesmo com a retomada das atividades presenciais em 2021, o e-commerce no Brasil cresceu mais de 30% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Por isso, é importante que as empresas se atentem a isso e foquem em sites com boa navegabilidade e com design responsivo que se adapte a todos os tipos de tela.

  1. – Proteção de dados — A LGPD entrou em pleno vigor este ano e por isso a proteção de dados pessoais será um tema quente em 2022. Com mega vazamentos sendo divulgados, as empresas precisam ficar ainda mais atentas para garantir a proteção do seu banco de dados.
  2. – ESG – Do inglês, Governança Ambiental, Social e Corporativa. Trata-se de uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa em relação aos fatores sociais e ambientais que está muito em alta. Medidas de governança focadas em sustentabilidade e ações sociais são itens que, apesar de terem ganhado destaque em 2021, vão continuar em evidência nos próximos anos.

“Os clientes da atualidade buscam empresas com valores parecidos com os seus, por isso é importante que os empreendedores pensem nos valores inegociáveis da sua marca e como isso se encaixa na vida do seu consumidor.” finaliza Rafael. – Fonte e mais informações: (https://www.cidadania4u.com.br/).