O e-commerce brasileiro deve crescer 26% em 2021, segundo previsão realizada pela Ebit/Nielsen. E o faturamento previsto para este ano é de
R $110 bilho~es. Esses resultados positivos são causados pelo fortalecimento das lojas e marketplaces, além da melhora na logística, que possui cada vez mais agilidade nas entregas.
Um dos responsáveis pela melhora nas entregas é o fulfillment, que oferece diversas vantagens aos empreendedores, como diminuição de custos, processo de recebimento até pós-venda e fidelização dos clientes.
Pretende investir em fulfillment para o seu e-commerce? Então, conheça como funciona as 6 etapas fundamentais deste serviço utilizado na gestão do seu e-commerce!
Etapas fundamentais do Fulfillment: recebimento – Nesta fase do fulfillment, a empresa responsável pelo serviço realiza as seguintes atividades:
- Etiquetagem
- Faz o controle de qualidade
- Recebe as mercadorias que serão comercializadas
- Recebe produtos de logística reversa.
Estoque – Uma das etapas mais importantes do Fulfillment, cujo objetivo é localizar facilmente os produtos e suas quantidades. Para isso, nesta etapa são realizadas as seguintes atividades:
- Armazenamento das mercadorias
- Registro dos produtos recebidos e comercializados.
Pick a Pack – Após o pedido ser realizado, é nesta etapa que ele é processado. É importante que as atividades nesta fase sejam feitas com agilidade, evitando atrasos nas entregas das mercadorias.
As atividades realizadas nesta etapa são:
- Fazer a coleta do produto no estoque
- Preparar o produto para o envio.
Embalagem – A embalagem garante que o produto chegue ao cliente intacto, evitando reclamações e trocas por avarias nas mercadorias.
Além disso, esta etapa permite maior agilidade na entrega e diminuição de custos relacionados a trocas e devoluções de produtos.
Entrega –Uma das etapas mais importantes do fulfillment, pois além de cumprir o prazo, os produtos devem ser manuseados com cuidado no transporte até os clientes. Algumas das atividades na fase de entrega:
- Seleção da transportadora que fará o transporte e entrega dos produtos
- Envio do código de rastreio ao cliente.
Pós-venda – Pós-venda também é uma etapa do fulfillment. Nesta fase são realizadas as seguintes atividades:
- Atendimento e suporte ao cliente
- Pesquisa de satisfação, colhendo o feedbacks dos clientes para melhorar o atendimento prestado.
OFCT: KPI de logística fundamental para o seu e-commerce – Além das etapas fundamentais do fulfillment, o seu e-commerce precisa utilizar KPIs de logística para acompanhar o desempenho, melhorar processos e aumentar a satisfação do cliente.
O KPI Order Fulfillment Cycle Time (OFCT) é o tempo de ciclo do pedido, utilizado para medir o período de duração que um produto leva para ser entregue ao cliente, acompanha desde a compra até o recebimento da mercadoria.
O cálculo desse KPI é realizado da seguinte forma: Tempo de requisição + tempo de produção + prazo de entrega = OFCT. Assim, para melhorar a gestão do seu e-commerce e aumentar a satisfação do cliente, é fundamental medir esse KPI. Afinal, cada vez mais, os clientes esperam receber suas entregas o mais rápido possível. A agilidade na entrega é uma das maiores demandas dos consumidores atuais, com o uso desse KPI, é possível identificar falhas em algumas das etapas, mensurando do começo ao fim desse processo.
Algumas das vantagens de utilizar KPI Order Fulfillment Cycle Time (OFCT):
- Mensurar o tempo de entrega de um produto, melhorando atividades e diminuindo erros no processo
- Aumentar a satisfação e a fidelização do cliente
- Melhorar a competitividade do e-commerce.
Fonte e outras informações: (www.pier8.com.br).