89 views 8 mins

10 opções de carreira para quem deseja trabalhar com tecnologia

em Destaques
terça-feira, 04 de maio de 2021

A tecnologia e a ciência têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e nas apostas de profissões do futuro. Escolher uma profissão é pensar a longo prazo, entender para onde os hábitos de consumo, a sociedade e a economia estão indo. E como você poderá participar das melhores oportunidades no futuro.

Só a graduação significa 4 anos inteiros de dedicação e alteração no mercado de trabalho. Sendo essencial levar muitos pontos em consideração. Optar por profissões que utilizam a tecnologia, a internet e a ciência como base da sua carreira é uma ótima saída para quem deseja estabilidade e boas oportunidades de trabalho.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, por exemplo, o setor tecnológico continuou suas contratações e abertura de vagas. Provando sua relevância e poder de adaptação tão importantes no mundo contemporâneo.

Confira a seguir 10 carreiras que estão em alta no mercado de trabalho da tecnologia.

  1. Desenvolvedor mobile – O desenvolvedor mobile é o profissional que cria aplicativos para celulares e tablets. Tendo como foco a boa experiência do usuário e organização de informações. A crescente procura por empresas que, além dos seus sites institucionais, buscam criar aplicativos próprios, faz deste um profissional requisitado no mercado de trabalho. Dando abertura para realização de diversos tipos de projetos.
  2. Engenharia de software – Na engenharia de software o foco pode ser múltiplo. Automação de processos, inclusão da empresa em ambientes digitais e desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas que atendam às necessidades da instituição e de seus consumidores.
    É comum engenheiros de software trabalharem na administração de banco de dados e manutenção dos sistemas já existentes na empresa.
  3. Arquitetura de redes – O arquiteto de redes tem a função de criar e acompanhar todo um sistema de intranets organizacionais. Buscando a comunicação de dados e o armazenamento de informações relevantes para a empresa. É este profissional que fica responsável por orçar, implementar e atualizar os sistemas de rede e acompanhar as tendências do mercado.
  4. Ciência de dados – O fluxo de dados na internet cresce exponencialmente todos os anos. O cientista de dados é aquele profissional que utiliza, interpreta e analisa os dados armazenados pela indústria ou empresa que o contratou. Disponibilizando análises e insights que ajudarão no sucesso do negócio. É preciso ter um perfil que se relacione bem com estatística, matemática, programação e análises profundas.
  5. Tecnologia da informação – O gestor de tecnologia da informação pode possuir inúmeras atividades e ocupações. Dependendo do porte e dos processos já existentes na empresa, pode variar muito de uma para outra.
    Criar regras para a utilização dos sistemas, controlar banco de dados, interligar as áreas da empresa e administrar a infraestrutura física e lógica dos locais de informação. Esses são alguns exemplos de como funciona esta profissão na prática.
  6. Designer de games – Os jogos digitais estão em alta e quem os produz e idealiza também! A formação de um designer de games passa por habilidades estratégicas, gráficas e, inclusive, de matemática e física!
    É preciso ter a capacidade de desenvolver jogos responsivos que possam garantir seu funcionamento em celulares, computadores, tablets e videogames. Da história do jogo à criação dos mapas e gráficos, a profissão é multidisciplinar e abrangente.
  7. Programador – O programador sempre esteve em alta, desde o início da internet como conhecemos. Isso acontece porque este profissional é o responsável por desenvolver sites, blogs e plataformas online que precisam corresponder a diversos sistemas operacionais como o Windows, Linux e MAC. É necessário ter facilidade em linguagem de programação e ferramentas como SQL, HTML e CSS.
  8. Segurança da informação – Assegurar a privacidade de dados, informações e hábitos de consumo dos usuários e consumidores é uma das principais responsabilidades de empresas, bancos e plataformas de e-commerce. O assunto está em alta e os profissionais que conseguem garantir e estabelecer procedimentos de segurança da informação são cada vez mais essenciais. É ele quem cria, planeja, implementa e monitora a proteção dos dados de funcionários e consumidores.
  9. Desenvolvedor de negócios de inteligência artificial – Nos últimos anos a Inteligência Artificial (IA) esteve presente no nosso dia a dia muito mais do que podemos perceber. De softwares de gestão empresarial e chats de conversa automáticos a armazenamento de informações e análise de dados, a IA está iniciando a sua trajetória no Brasil e já é profundamente promissora. É possível, inclusive, incluir cursos de Inteligência Artificial em diversos cursos de graduação tecnológica.
  10. Especialista em impressão 3D – Impressões 3D são o futuro e estão evoluindo em alta velocidade no mercado de trabalho nacional e internacional. É possível utilizá-la para criar órgãos humanos, equipamentos, construções e qualquer objeto pensado para um determinado propósito em algumas horas. O mais impressionante e promissor desta profissão é o fato dela poder ser incluída em áreas como arquitetura, medicina, design, artes visuais e diversas outras áreas de atuação.

Os cursos online com certificado podem ser considerados um passo mais perto para a sua entrada no mercado de trabalho tecnológico.
Afinal, é possível incluir conhecimentos no currículo, aprofundar o que já se sabe ou direcionar a carreira para um outro tipo de atuação no mercado, sempre pensando a médio ou longo prazo. Fonte e outras informações: (https://www.cursos24horas.com.br/).