54 views 3 mins

5 principais motivos pelos quais os profissionais buscam uma mudança de trabalho

em Destaques
quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A alta inflação segue impactando muitos países e aumentando o custo de vida, o que leva muitos profissionais a tomarem decisões importantes sobre suas carreiras.

Segundo a pesquisa da Robert Walters que entrevistou por volta de 350 profissionais de diversas áreas, 30% afirmaram que estão atualmente empregadas porém estão em busca de uma nova oportunidade, 10% estão desempregadas e ativamente buscando um novo desafio, 66% têm a intenção de buscar um novo trabalho nos próximos 12 meses e 22% não planejam uma mudança profissional em um futuro próximo.

Dentre os principais motivos para os que buscam uma mudança na carreira estão:

  • 33% Progressão de carreira
  • 19% Amento de salário
  • 19% Fraca cultura corporativa
  • 19% Sentem que está na hora de tentar algo novo
  • 5% Fraca liderança na atual empresa

Dentre os profissionais que não planejam uma mudança em um futuro próximo, os principais motivos são:

  • 50% Já possuem um plano de progressão de carreira claro com o seu atual empregador
  • 33% Estão na empresa menos que dois anos
  • 33% Já possuem benefícios que atendem às suas necessidades
  • 16% Não estão dispostos a ter um corte no salário
  • 16% Se preocupam com a estabilidade no trabalho

Considerando as possíveis mudanças que podem impactar a economia e o mercado de contratações, 48% dos profissionais afirmam não ter medo de serem impactados profissionalmente e dizem que esses não são motivos para buscarem um novo desafio se necessário. Porém, 57% afirmaram que estabilidade se tornou um dos pontos mais importantes quando analisam uma nova oportunidade.

De acordo com os dados acima, podemos ver que os profissionais não estão receosos para possíveis mudanças profissionais, porém estão preparados para os possíveis impactos que podem ter no novo ano. Há um ano, falávamos de uma “Guerra por Talentos”, geralmente sobre as indústrias de tecnologia e digital. Hoje em dia, esse mesmo termo pode ser aplicado a qualquer setor que busque atrair ou reter os melhores talentos especializados.

‘’Além de oferecer projetos desafiadores, uma cultura corporativa que se alinhe com os valores pessoais e que também ofereçam uma progressão de carreira clara, o pacote salarial incluindo benefícios e bônus, continua sendo fundamental e os gerentes devem prestar atenção às expectativas de seus candidatos para criar uma oferta bem-sucedida’’, finaliza François-Pierre Puech, Diretor da Robert Walters Brasil. – Fonte e outras informações: (www.robertwalters.com.br).