68 views 53 secs

No dia de Trump, queda do Muro de Berlim completou 27 anos

em Destaques
quarta-feira, 09 de novembro de 2016

No dia 9 de novembro de 1989, caia, na Alemanha, o Muro de Berlim, e com ele as divisões físicas na capital alemã e simbólicas entre os mundos capitalista e comunista.

Há exatamente 27 anos do primeiro sinal do fim da Guerra Fria, com a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos ontem (9), a ideia da construção de novos muros volta a surgir.
Com o passar dos meses de campanha, o magnata norte-americano ficou conhecido por declarações polêmicas, consideradas por alguns como discursos de ódio inflamados, contra mulheres, deficientes, muçulmanos e latinos. Sobre o último tema, além de falar que os mexicanos que entram nos EUA são criminosos e estupradores, Trump também apresentou sua ideia de construir um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México para acabar completamente com a imigração ilegal e disse que as obras seriam financiadas exclusivamente pelo país latino.
O milionário também planeja a realização de outros muros, estes simbólicos. É o caso, por exemplo, da proposta do republicano de expulsar os muçulmanos ou impedir sua entrada na nação, para evitar “ataques terroristas”. Se essa ideia for para frente, a meta de acolhimento de refugiados sírios no país para este ano fiscal pode ser seriamente comprometida (ANSA).