140 views 7 mins

Confira as tendências que irão moldar o engajamento dos consumidores

em Manchete Principal
quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Com destaque em 2023, o uso de Inteligência Artificial é uma das principais tecnologias para 2024. Do ponto de vista de negócios, como as marcas de consumo podem utilizar os recursos de IA para aumentar as taxas de engajamento de consumidores e gerar fidelização? A MoEngage – plataforma de engajamento orientada por insights gerados por IA – aponta 6 principais tendências que vão definir e ditar o relacionamento entre marcas e consumidores em 2024.

“Otimizar processos focando nos interesses dos consumidores é essencial para que as marcas alavanquem suas vendas. Manter um consumidor super engajado com a marca custa menos do que fazer uma nova aquisição, e entender o que ele procura, de forma preditiva, é fundamental para as marcas”, explica Daniel Simões, General Manager da MoEngage LatAm. Confira as 6 principais tendências que vão definir a jornada de engajamento dos consumidores:

  1. – Otimização de IA – Usar a inteligência artificial para conhecer os consumidores é uma estratégia potente. Com ela, é possível fazer uma comunicação hiper personalizada, embasada nos interesses apresentados pelos consumidores ao longo da jornada de compras. A partir das análises, a marca também é capaz de determinar a frequência e sequência de mensagens a serem enviadas para gerar maior engajamento.
Imagem: AndreyPopov_CANVA

“Enviar uma sugestão de produto após analisar interações e cliques anteriores ou observar o que ficou para trás em um carrinho abandonado, pode gerar conversões mais rapidamente. É possível se antecipar às necessidades apresentadas e impactar o consumidor por meio do melhor canal e momento”, observa Simões.

  1. – Evolução da análise preditiva – A evolução da análise preditiva em 2024 vai além da mera previsão. Ela abrange as ações dos consumidores e isso molda as estratégias para gerar “próximas experiências melhores”. Essa é uma ferramenta estratégica para as marcas, desmistificando o comportamento do consumidor e orientando as interações personalizadas de forma proativa.

Essa tendência de engajamento de consumidores elimina suposições e esforços manuais e se antecipa aos interesses para entregar exatamente o que eles precisam. O impacto pioneiro da Amazon, por exemplo, estabeleceu o padrão da personalização e criou um efeito cascata em todos os setores para uso desse recurso.

  1. – Era da privacidade – De acordo com o estudo Privacy by design: the benefits of putting people in control (Google/Ipsos), 43% das pessoas daria preferência à sua segunda mais admirada caso ela proporcionasse uma boa experiência de privacidade. “Levar em consideração a privacidade e a segurança dos dados dos consumidores é essencial para manter a confiança.

Caso vivam uma situação em que suas informações estejam em risco, é natural que haja desconfiança e eles se inclinem para a concorrência. Isso significa uma perda significativa, afinal, a aquisição de novos consumidores é mais trabalhosa e custosa do que manter o engajamento ativo”, alerta Simões.

Imagem: Jirsak_CANVA
  1. – Ênfase no engajamento integrado e na estratégia omnichannel – Segundo o estudo Personalization Pulse Check (MoEngage), 39% dos entrevistados indicaram que interagem com uma marca 2 a 3 vezes antes de comprar. Portanto, as marcas devem estar presentes durante toda a jornada do consumidor.

Além disso, 36,1% dos entrevistados buscam 2 a 3 canais da marca antes de fazer uma compra. Isso demonstra o poder de uma abordagem omnichannel. Assim, as marcas precisam garantir experiências consistentes e perfeitas em todos os canais para atender às diversas preferências.

  1. – A hiper personalização será crucial em 2024 – 40,7% dos consumidores atuais estão dispostos e prontos para compartilhar seus dados desde que recebam impactos e experiências hiper personalizados e relevantes, de acordo com o estudo Personalization Pulse Check (MoEngage).

Simões reforça que os consumidores buscam benefícios claros e experiências aprimoradas quando cedem seus dados. “Devido a isso as marcas devem agir e incorporar um plano a aplicativos móveis interativos – chatbots, feed personalizado, recomendações no app – em suas estratégias de engajamento para fornecer experiências hiperpersonalizadas”.

As marcas ganham muito com a personalização das interações. Afinal, quando bem aplicada, ela pode reduzir os custos de aquisição em até 50%, de acordo com o relatório Marketing’s Holy Grail: Digital personalization at scale (McKinsey).

Imagem: olm26250_CANVA
  1. – Caminho menos percorrido: as mensagens transacionais – Pense no número de vezes que mensagens e notificações transacionais impactam as pessoas em um dia comum… São muitas! Os alertas transacionais são acionados em tempo real e compartilhados por meio de vários canais: e-mails, mensagens de texto, notificações push e mensagens no app.

No entanto, impactar os consumidores com a mesma mensagem em vários deles pode ser irritante e causar afastamento. Por isso, é importante saber quais são os canais preferidos, em vez de gerar spam em todos eles. Quando a marca entende o consumidor, ter uma estratégia personalizada reduz custos e não frustra os consumidores.

Para isso, plataformas tornam esse processo rápido e prático para as marcas criarem e gerenciarem alertas em todos os canais, por meio de uma única API. O investimento em tecnologia voltado a proporcionar uma experiência positiva para o consumidor fortalece a saúde financeira dos negócio. – Font e mais informações: (https://www.moengage.com/).