115 views 4 mins

4 dicas de gestão financeira que todo empreendedor deve seguir

em Destaques
quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Com o registro de abertura de 2,7 mi de empresas no ano no Brasil, CEO do Linker, banco exclusivo para MEIs, fala sobre a importância do planejamento financeiro para empresas

Empreender é uma jornada desafiadora e para que uma empresa se destaque no mercado, é necessário que adote algumas estratégias e processos que impulsionem o crescimento do negócio, principalmente em seus primeiros dias de vida. Segundo dados do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, o Brasil registrou a abertura de 2,7 milhões de novas empresas de janeiro a agosto deste ano.

Para auxiliar no desafio dos empreendedores, iniciantes ou não, David Mourão, CEO e fundador do Linker, banco exclusivo para MEIs, pequenas e médias empresas e LTDAs de todo o país, lista algumas dicas primordiais sobre gestão financeira que todo empreendedor deveria seguir.

“Gerir uma empresa e desenvolvê-la é uma tarefa árdua e exige muita atenção de seus gestores. Para que essa jornada seja menos complicada, é fundamental que o empreendedor introduza processos de gestão financeira e possa criar objetivos relacionados ao crescimento da empresa atrelados ao caixa, além de se prevenir de eventuais crises”, comenta David Mourão, CEO e fundador do Linker. Confira as dicas.

Planejamento Orçamentário:
Primeira etapa para uma gestão eficiente, o planejamento orçamentário contém informações importantes para a correta administração dos recursos. Além de contar com diretrizes estabelecidas para um determinado período, apresentando uma análise sobre a situação financeira da empresa, o planejamento deve levar em consideração fatores externos, como cenário econômico e político, e internos, como orçamento atual e projetos futuros. A partir disso, o empreendedor junto ao seu time de gestão financeira poderá compreender a probabilidade de gastos e definir estratégias para alcançar as metas planejadas.

Capital de Giro:
O capital de giro é composto por dinheiro, crédito, estoque, e demais insumos que possibilitam a continuidade da empresa. Ele é um indicador fundamental para a saúde financeira e apresenta dados e informações sobre o quanto a empresa tem disponível para pagamentos de despesas e fornecedores, e manutenção operacional da companhia. O capital de giro também diz respeito aos recursos necessários para a liquidez da empresa e o seu saldo positivo é uma métrica importante de desempenho e gestão.

Fluxo de Caixa:
Importante para uma gestão financeira eficiente, o fluxo de caixa é responsável por controlar a movimentação de entradas e saídas da empresa. Um rigoroso controle trará estabilidade e segurança para a companhia em momentos de crise. O controle do fluxo de caixa também possibilita uma gestão preditiva e o planejamento de objetivos e metas a longo prazo.

Gestão Fiscal e Tributária:
Estar em dia com o Fisco é importante para o sucesso e desenvolvimento da empresa. Mesmo que atuem em áreas distintas, a área financeira deve trabalhar em conjunto com a área fiscal, a fim de realizar o pagamento em dia dos tributos e evitar uma crise fiscal para a empresa.