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Uso de gift cards digitais cresce junto à transformação digital

em Destaques
quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Cada dia mais, os cartões-presente digitais caem no gosto dos brasileiros. Empresa líder de distribuição no segmento constata aumento de 39% das vendas dos cartões nesse formato

O processo de transformação digital acontece no Brasil há diversos anos e vários de seus impactos são visíveis e palpáveis no cotidiano das pessoas. Não há dúvida que esse fenômeno foi acelerado nos momentos de grande reclusão que o mundo viveu, em que o uso das tecnologias digitais se intensificou, já que o contato físico com as pessoas se tornou algo inviável. Acompanhando esse movimento global, a preferência das pessoas em relação ao formato de cartões-presente também se modificou: atualmente, os gift cards digitais caíram no gosto dos brasileiros.

Nesse cenário, onde é possível se encontrar tudo com apenas alguns cliques, é natural que as pessoas optem por incluir essa praticidade digital em vários âmbitos de suas vidas. E com os formatos de pagamento, não seria diferente.

Não é à toa que uma pesquisa realizada pela Blackhawk Network Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente no país, com 760 pessoas, tenha constatado que, no ano passado, 78% dos brasileiros entrevistados disseram querer cartões-presente digitais e 96% afirmaram já ter baixado gift cards digitais em uma carteira digital.

“Os cartões-presente sempre trouxeram praticidade e facilidade para a vida das pessoas, mas agora, no formato digital, essas características ficam ainda mais evidentes. Os consumidores demonstram isso em seus hábitos de consumo: se antes os gift cards digitais representavam 20% das nossas vendas, hoje eles já são responsáveis por 59%. É um aumento considerável e que tende a crescer significativamente”, comenta Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network Brasil.

Ao olhar para a próxima geração de usuários dos gift cards, a Geração Z, tudo indica que o futuro continuará seguindo por esse caminho. Esses consumidores já nasceram nesse mundo digital e são cada vez mais imersos em um universo que a geração passada não está igualmente acostumada a lidar, porque não tiveram o mesmo nível de proximidade com a tecnologia. Enquanto, em média, 62% das pessoas das demais gerações querem gift cards digitais, 73% da Gen Z está interessada nesse formato. Sem contar que os jovens da geração Z têm mais chance de ser um comprador omnichannel — isto é, eles interagem alternadamente com as lojas, websites e canais de rede social das marcas.

A flexibilidade é outra característica que também atrai os Gen Zs. Pensando nisso, a Blackhawk Network Brasil lançou no final do ano passado o cartão “O Melhor Presente Para”, o primeiro cartão-presente multimarca do país. O produto foi elaborado com o objetivo de reunir várias marcas diferentes da mesma categoria em um mesmo cartão, que podem proporcionar experiências completas para quem se interessa pelos segmentos propostos, oferecendo ainda mais liberdade para quem ganha o gift card. Até o momento, estão disponíveis duas categorias do cartão: o Gamer, para aqueles que são apaixonados por jogos online; o Jogar Junto, para as pessoas que amam praticar ou acompanhar esportes; e o Bem-Estar, com marcas voltadas para o autocuidado.

Ao lado da maior inserção na economia da Geração Z, hoje em dia é possível notar também a popularização das carteiras digitais. Por meio dela, os consumidores têm acesso a cartões-presente de várias marcas que ficam disponíveis em um mesmo lugar e podem ser adquiridos na maioria dos marketplaces de bancos digitais e wallets, formato que também caiu no gosto dos brasileiros. A Blackhawk Network Brasil, por exemplo, conta atualmente com diversos canais de venda parceiros nesse segmento, que oferecem benefícios vantajosos para os usuários.

No Super App do Inter, os clientes recebem cashback diretamente na conta bancária ao adquirir os gift cards e pais de filhos gamers podem ficar despreocupados já que é possível colocar crédito nos games que eles gostam sem inserir um cartão de crédito. Por ser pré-pago, o controle de gastos também é maior ao optarem por um gift card. No Picpay, outro parceiro da companhia, a variedade de marcas é muito grande, enquanto no Banco do Brasil diversos serviços e produtos estão disponíveis juntos em uma única aba, o que gera comodidade maior aos clientes.