230 views 3 mins

O Trágico: Shopenhauer e Freud

em Ralph Peter
quarta-feira, 22 de abril de 2015

O Trágico: Shopenhauer e Freud
Jassanan Amoroso Dias Pastore – Primavera – Sem ser escatológica, a psicanalista, clinicando desde a década de 70, e mestra cria um verdadeiro paralelo dentre Mestres diametrais. De maneira evolutiva, clareia esse cipoal de diversidade filosófica e psicológica. Adentrando numa respeitável onda, condensa teorias desde os gregos, captando de forma essencial os básicos ensinamentos sobre a matéria com suas abordagens, teorias e práticas, que marcam presença em nossos dias. Profundo. Para poucos.

Arraial do Marco: Nosso Porto Seguro
Tânia Maria da Fonseca Teixeira – Rosângela Portela (Org) – STS – Aproximamo-nos da efeméride da nossa “descoberta”, que apesar de oficial, nebulosa, e por isso há muito polemizada. Surge uma obra efetivamente esclarecedora sobre nossa real condição de colonizados. De acordo com sua organizadora, “estamos sob a égide da verdade”, portanto nada mais oportuno que levantar o tapete da história, iluminar as trevas do tempo e nos colocarmos a limpo. Em suma, muito antes de Cabral aportar em Porto Seguro, Arraial do Marco, no Rio Grande do Norte, conforme farta documentação colimada, foi o nosso real despertar. Válido não somente pela data bem como pelo elucidar dos fatos. Professores com coragem deverão recomendá-lo.

Sem açúcar, Com Afeto
Telma Guimarães Castro Andrade – Jefferson Costa (Ilustr) – Do Brasil – Duas meninas, vizinhas de residência, com muita naturalidade dão um verdadeiro show de cidadania, inclusão e amizade. Pais separam-se. Amiguinha, portadora de diabetes, tem limitações alimentares e problemas para acompanhar coleguinhas no recreio. Esse é o cenário dessa emocionante estória que instiga e ensina. Para a garotada alfabetizada e adultos interessados. Acompanha um áudio-livro.

O Segredo de Darwin: A busca da evolução integral
Benedicto Dutra – Economista, humanista, Benedicto, lastreou-se nas teorias Darwinianas para ficcionar um texto muito bem elaborado. Urdido propositadamente para abalar conceitos, remexer paradigmas e também esclarecer. Tudo isso de maneira fluida e agradável. Apesar de “estoriar”, o autor pincela detalhes que farão o leitor muito refletir. Uma boa leitura, deveras impactante.

Brasil for Children: 30 canções brasileiras para brincar e dançar
Francisco Marques – Estevão Marques – Marina Pittier – Fê Stok – Larissa Ribeiro (Ilustr) – Peirópolis – Canções antigas que fizeram parte da infância de muitos adultos foram resgatadas nesse álbum, capa dura, em português e inglês. Certamente, propiciará aos infantes um interessante e desconhecido universo, bem como a possibilidade lúdica de aprender o fundamental segundo idioma. Oportuno. Acompanha CD.