99 views 4 mins

Livros em Revista 25 a 27/03/2017

em Ralph Peter
sexta-feira, 24 de março de 2017

residuos temporario

Resíduos Sólidos: Lei 12.305/2010: Política Nacional de Resíduos Sólidos

Telma Bartholomeu Silva – Nova Onda –  No recente dia 22 comemorou-se o Dia Mundial da Água, por oportuno temos a obra que a mestre, especialista em meio ambiente, acabou de lançar. Seus estudos, tomaram-lhe seis exaustivos anos. Todos os artigos da lei, titulo da obra, são comentados, carreando ao leitor, profundo conhecimento da matéria, bem como seus desdobramentos, muitas vezes invisíveis. Obra com âmbito esclarecedor. Não trata-se de uma obra de cunho “meramente” de manifestação ecológica. Com profundidade jurídica, lança luz, com simplicidade e bastante objetividade, sobre um elemento finito, de vital importância e que, desafortunadamente, não raro, a grande parcela da população se olvida. Esclarecedor!

meu primeiro temporario

Meu Primeiro Livro de Palavras: Um dicionário ilustrado do português de A a Z

Maria Tereza Camargo Biderman e Carmen Silvia Carvalho – Orlando Pedroso (Ilustr) – Ática – Importante trabalho referencial para infantes alfabetizados. Em seus mais de dois mil verbetes, as palavras receberam tratamento diferenciado. A preocupação das autoras em privilegiar o dia a dia dos leitores, incluir-se em seu universo, criando ambiente lúdico, com bastante empatia, fixando atenção, levando conhecimento e, fixando-o. Suas ilustrações, ajudam e embasam essa intenção. Sinônimos, antônimos, plurais, enfim, a criança poderá experimentar e conhecer profundamente, tudo que a circunda, sem enfado, ao contrário, divertindo-se, com alegria, com ótimo aprendizado, que embasará sua atividades escolares. Pais e responsáveis, também poderão “brincar”, ensinar e reaprender. Fundamental!

anatomia temporarioAnatomia de um Desastre: Os bastidores da crise econômica que mergulhou o país na pior recessão de sua história

Claudia Safatle – João Borges – Ribamar Oliveira –  Portfolio-Penguin  –  Três experientes jornalistas, com muito crédito, junto à mídia e à população, com linguagem e abordagem simples, realizaram um excelente trabalho para esclarecer fatos que levaram a nação a um mergulho suicida, dando conta que mais uma vez, quando sob a égide de um governo tipicamente populista, o fracasso é iminente, quase inexorável. Não se trata de uma mera compilação. Os três aprofundaram-se à exaustão. O resultado é um trabalho impar, limpo e principalmente isento! Estamos sentindo no bolso e na pele, os efeitos do desastre, contudo, ao descortinarmos bastidores, levando-nos à compreensão, a dor diminui, todavia há uma gritante indignação. Impactante.

Novas Duas Dúzias de Coisinhas à Toa que Deixam a Gente Feliz: À moda de Otavio Roth

Ruth Rocha – Mariana Massarani (Ilustr) – Salamandra – É incrível como nos esquecemos de como as “coisinhas” cotidianas tem o condão de tornar-nos felizes! Imaginem: Apreciar um peixinho dourado; pedacinho de pudim – pode ser um pedação – ; desenhar um elefante; plástico bolha. Conseguiram visualizar? As ilustrações ajudam bastante!! Ruth Rocha, num gesto nobre, bem a seu feitio, homenageia seu ex-parceiro de jornada. Para qualquer idade ler, contar, curtir!