89 views 4 mins

Livros em Revista 20 a 22/03/2021

em Ralph Peter
sexta-feira, 19 de março de 2021

João Ramalho no Paraíso

Milton Maciel – Areia – O mestre das artes e letras, seja como autor ou editor, ficcionou saga de João Ramalho in terras Brasilis. É realmente digna de um contexto novelesco sua trajetória. Desde o naufrágio que o atirou nas praias onde hoje é São Vicente, acolhimento pelos Guaianases, seu casamento com a filha do cacique Tibiriçá e sua imensa penca de filhos, tudo é relatado em forma romanesca que informa e ao mesmo tempo diverte. Realmente, o mestre Milton tem o dom, devidamente atestado pelos seus mais de 50 livros editados ! Deve ser lido por estudantes de história do Brasil e também por adultos voltados ao tema. Uma certeza: entretenimento garantido.

Capitalismo na América: Uma história

Alan Greenspan e Adrian Wooldridge – Catharina Pinheiro (Trad) – Record – Dois autores de inabalável imagem e reconhecida estrutura cultural, esbanjam conhecimento e senso crítico nessa obra ao analisar o histórico percurso do sistema econômico, político e administrativo dos Estados Unidos da América do Norte. Desde 1776 – período notadamente escravocrata – sua influência na economia e costumes, tanto quanto seus reflexos quando da sua extinção, chegando ao período atual, no qual há uma nítida queda de “novidades”. Um trabalho de exaustiva concepção que possibilita ao leitor uma visão plena do tabuleiro do jogo intrincado, revelando interesses globais . Perderá os USA sua primazia? Leitura obrigatória para investidores, empreendedores, administradores, professores e estudantes de economia e àqueles interessados em história. Oportuno!

Oferta

Alexandra Vieira de Almeida – Penalux – A doutora e professora autora, tal qual em seus costumeiros escritos, trata muito bem nosso combalido idioma pátrio. Com seu cabedal, não poderia ser diferente. Contudo, nesta obra “exagera”! Seus versos com rimas contrastantes, correm o risco de deixar atônito seu leitor. As crônicas submetem o leitor à reflexões, dada sua postura crítica da nossa sociedade e seus costumes. São quase (?) um grito de ordem. Uma boa chacoalhada. Seu empenho linguístico é impecável, dotado de extremo esmero e rigor. Em suma: obra para poucos!

América Latina Sob Fogo Cruzado : A luta pelo controle das riquezas e recursos dos países latino-americanos durante a segunda guerra mundial

Mary Jo Mcconahay – Mário Molina (Trad) – Pensamento-Cultrix – Uma revisão histórica, com uma lupa gigante que à luz de fatos, devidamente constatados, amplia e ilumina um horizonte socioeconômico muito interessante para ser conhecido e analisado. Depreende-se sob seus relatos, o talento inerente à natureza humana de encarar, subverter sistemas e suplantar barreiras. A importância da América Latina no início e desenrolar do segundo conflito bélico mundial resta patente e como foi “usada”. Será que aprendemos algo com esse terrível episódio? Como eram tratados os refugiados? Campos de concentração nos USA? Alguma semelhança com fatos atuais? Qual e como foi a efetiva participação do Brasil no embate? A premiadíssima repórter e documentarista estadunidense que desde a infância ouvia histórias da guerra, contada por seu pai, aprofundou-se em arquivos. O resultado dessa façanha abrirá janelas de entendimentos e esclarecerá raciocínios . Deve ser lido por estudantes e professores de psicologia, história e economia.