115 views 3 mins

Livros em Revista 11 a 13/02/2016

em Ralph Peter
sexta-feira, 10 de junho de 2016

drogas temporario

Drogas: O início do fim

Bernardo Campos de Carvalho – RG – Criminalista há mais de trinta e cinco anos, por muitas vezes vivenciou, dentre seus defendidos, as mazelas provocadas pelas drogas, licitas e ilícitas. Decidiu, para sorte dos brasileiros, aprofundar-se no assunto e do alto de toda sua vasta experiência, amealhada no terreno forense, trazer a lume essa obra, esclarecedora e fundamental. O assunto titulo, é tratado com respeito devido e real profundidade. Nada lhe escapa. Drogas conhecidas e as que ainda surgirão, permeiam suas páginas. De maneira clara, totalmente objetiva, vai direto ao ponto, sem rodeios. Sua explicação cientifica dos efeitos de cada uma, é corroborada por testemunhos reais, totalmente documentados. O leitor, ficará perplexo, tanto quanto este escriba ficou, com a inúmera nomenclatura e novidades neste campo. Todas causando enorme devastação, obviamente à sociedade, ao usuário e à sua família. O intuito do autor é levar efetiva prevenção, um sinal de alerta, pois que, normalmente, ao drogado resta-lhe a corrosão d’alma e do corpo. O usuário encontrará dicas de sobrevivência e retorno ao estado sóbrio. Deve ser lido, por pais, responsáveis por menores e professores. Na realidade, creio que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, desde o fundamental, visto que, não há idade mínima ou máxima, para embarcar nesse mundo de terror. Oportuno.

a casa temporario

A Casa do Poeta

Leandro Salum – Autografia – O poeta mineiro, abre-se tal qual portas de uma mansão, no alto de uma colina, de acesso difícil. Suas ventanas, permitem que o astro rei penetre, iluminando corpo e alma. Desta maneira, recebemos com muita pompa, as boas e deliciosas letras de um conjunto poético, poucas vezes visto. Difícil, para o leitor, determinar a melhor poesia. Todas encontram eco, na mais fria criatura. Destaco trecho de “Castelos de Areia”: A vida é oceano. Sua vontade é maré cheia. Nossos sonhos e planos, são castelos de areia. Beleza; introspecção; calor e genialidade, numa pena ágil, certeira, levará o leitor à esferas superiores. Prazer garantido.

itanialidade temproario

Italianidade no Interior Paulista: Percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1880 – 1950)

Oswaldo Truzzi – Unesp – O termo: “Brasil, uma colcha de retalhos”, sempre reproduziu uma realidade que habita nossas esquinas. Inegável é a influência benéfica, da imigração italiana para terras tupiniquins, naturalmente, sem demérito das demais etnias. A capacidade de miscigenar-se com escravos libertos é bem mencionada na obra do professor pesquisador. Trabalhadores incansáveis, empreendedores natos, vieram para as lavouras e alcançaram grandes feitos e industrias, algumas florescentes até hoje. Sem exagero, foram os pilares do nosso desenvolvimento. Muitas fotos e documentos, lastreiam-na, auxiliando na compreensão das dificuldades da época. Justa homenagem!