117 views 4 mins

Livros em Revista 01 a 03/02/2020

em Ralph Peter
sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Panther is the New Black: Representação e cultura na comunicação do filme Pantera Negra

Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva – Simplíssimo – O título enfoca o personagem de H Q Pantera Negra, todavia, em seu miolo, abre espaço para personagens afrodescendentes inclusive brasileiros. Um trabalho pragmático que tem o condão de chamar a atenção para alguns desvios e também quebra de paradigmas, nesta área social tão influente. O autor analisa de maneira isenta, toda uma trajetória de angustia e sofrimentos dos profissionais negros, para alcançarem ao menos, alguma visibilidade na indústria cinematográfica. Um eficiente belo trabalho, de intenso folego.

Mulheres Fora de Série

Patrícia Gonçalves (Coord) – Literare – Mulher é um ente absoluta e inquestionavelmente dotada de uma sabedoria impar, independentemente do seu grau intelectual. Ela é assim! Nos dá a luz, nos indica trajetória e sempre que pode, nos ampara, as vezes até sob tolos protestos. Nesta obra, nos deparamos com relatos de 14 lídimas representantes, incluindo o da coordenadora. Claro, temos finais felizes. O intuito é deixar claro que nada poderá obstar o que essas Senhoras desejarem. Dada sua extensão e largo espectro, torna-se leitura obrigatória para jovens e adultos de ambos os sexos. Nada de “choro”, muito trabalho e denodo obstinado. Parabéns!

Alcântara: A história inspirada na História

Miriam Rezende Gonçalves – Jornalista e sempre envolvida com as mídias de entretenimento e informação, Miriam criou uma estória a partir de um cenário de triste lembrança. A explosão de uma espaçonave na Base de Alcântara em agosto de 2003. Vinte e uma pessoas faleceram. O mistério perdura: acidente ou sabotagem? Pesquisa para elaborar a obra não faltou. De fato, reacende, mesmo que não seja esse seu objetivo, uma latente chama, que teima não apagar-se, mesmo em nossas mentes, tão pródigas em esquecimentos. Entretenimento garantido.

Livra-me, Poesia

Bruno Ramalho – Scortecci – O jovem médico, cientista da reprodução humana, praticamente sai de si envolvido em doces palavras, algumas melancólicas, para brindar seus leitores com poesias nada triviais, que proporcionam nestes momentos tormentosos que atravessamos, uma leitura que apesar de leve transporta o leitor a mundos diversos. Ele esvoaça sobre palavras e dá-lhes um colorido tonificado, quase surreal. Inspiração em alta!

As Primeiras Linhas da Prática Forense Civil

Eduardo Salles Pimenta – Letras Jurídicas – O título da obra condiz com seu conteúdo. Trata-se efetivamente de um iniciar de trajetória de uma das mais nobres profissões existentes. Simples, todavia, nada rasteira, conduz o leitor universitário ao entendimento das premissas da tarefa forense, aliás, nada fácil. O experiente autor, professor e demais títulos, encimado de sábia modéstia, informa que muito pesquisou para elaborá-la. Em formato de bolso, destina-se apenas à estudantes, é o que deseja este escriba.