499 views 9 mins

Paixão do brasileiro pelo futebol começou há 100 anos, no terceiro Campeonato Sul-Americano

em Colunistas, Geraldo Nunes
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Paixao 1 temproario

Está começando a Copa América 2019, a quinta realizada em gramados brasileiros cuja história começa a partir do 3° Campeonato Sul-Americano de Futebol promovido no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 29 de maio de 1919, portanto, há 100 anos

Paixao 1 temproario

O público lotou as dependências do estádio das Laranjeiras, no Rio, construído especialmente para abrigar o evento. Foto: Arquivo Nacional

A seleção brasileira sagrou-se campeã daquele torneio após sete partidas disputadas contra Argentina, Chile e Uruguai, sendo que após um empate diante dos uruguaios por 2×2 foi necessário fazer um segundo jogo para definir o título.

Esta segunda partida foi disputada palmo a palmo e para defini-la foram necessárias duas prorrogações de 30 minutos até se chegasse ao vencedor. Os jogadores, extenuados pelo desgaste físico e emocional, se arrastavam em campo até que aos 3 minutos do primeiro tempo da segunda prorrogação, Neco invade a defesa adversária pelo lado direito perseguido por Foglino. Já quase na linha de fundo cruza para Heitor, que chuta para o gol. O goleiro uruguaio Saporiti defende parcialmente, a bola cai nos pés de Friedenreich, que fuzila a meia altura mandando a gorducha para o fundo das redes. Placar final 1 x 0. Brasil Campeão!

Arthur Friedenreich, filho de uma lavadeira negra e de um imigrante alemão sai de campo consagrado e se torna o primeiro grande ídolo do futebol brasileiro. Nas ruas, o povo comemora, cena até então inédita no País. Definitivamente o futebol surgido como esporte de elite se torna um assunto popular. A repercussão dessa conquista revela um outro nome: Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, na época com 22 anos, compositor de Um a Zero, choro em parceria com o flautista Benedito Lacerda, sucesso que somente décadas depois ganharia uma letra composta por Nelson Ângelo e que faria sucesso na voz de Chico Buarque de Hollanda.

“Vai começar o futebol, pois é, com muita garra e emoção. São onze de cá, onze de lá e o bate-bola do meu coração. É a bola, é a bola, é a bola, É a bola e o gol! Numa jogada emocionante o nosso time venceu por um a zero e a torcida vibrou…

Antes, o País ainda não havia promovido um torneio futebolístico de tamanha envergadura tendo sido o estádio das Laranjeiras, no Rio, construído especialmente para abrigar o evento onde sete empolgantes partidas aconteceram. Um filme da época mostra pessoas alvoroçadas descendo de um bonde a procura de ingressos que se esgotaram bem antes da data marcada para o início do segundo jogo contra o Uruguai, no dia 29 de maio, quinta-feira. Uma hipótese bem provável é que se deu ali o início do câmbio negro nos ingressos de futebol porque jornais noticiaram que muitos torcedores se dispuseram a pagar altas quantias para assistir o match.

 Paixao 2 temproario

Foto: Arquivo Nacional

A expectativa alcançou outras cidades. Em São Paulo, por exemplo, torcedores passaram a se aglomerar em frente às sedes dos jornais O Estado de S. Paulo e Correio Paulistano que funcionavam uma defronte à outra, no Largo do Rosário, atual Praça Antônio Prado. Como ainda não havia emissoras de Rádio, plantonistas por telefone transmitiam mensagens às redações sobre o desenrolar da partida, sendo essas informações afixadas em cartazes na calçada tendo o placar e pequenos textos sobre algumas jogadas.

Exemplo: “16h15: Neco avança, enquanto Heitor apanha a bola e escapa, fazendo um belíssimo passe a Friedenreich, que shoota, marcando o primeiro gol para o quadro nacional; 17h15: Terminou o sensacional jogo: brasileiros 1 goal x 0 uruguaios”.

Ao todo foram sete jogos com os seguintes resultados:

11/05/1919 – Brasil 6 x 0 Chile

13/05/1919 – Uruguai 3 x 2 Argentina

17/05/1919 – Uruguai 2 x 0 Chile

18/05/1919 – Brasil 3 x 1 Argentina

22/05/1919 – Argentina 4 x 1 Chile

26/05/1919 – Brasil 2 x 2 Uruguai

29/05/1919 – Brasil 1 x 0 Uruguai

O Brasil foi campeão em todas as vezes em que sediou o sul-americano

. 1922 – O Brasil pediu para promover o sul-americano de 1922 em comemoração ao centenário de sua independência. O torneio foi disputado no estádio das Laranjeiras e contou com a participação do Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Ao final, houve um empate triplo entre brasileiros, paraguaios e uruguaios. A seleção do Uruguai protestou contra a arbitragem e se retirou da competição. Por isso, Brasil e Paraguai fizeram a final. A Seleção Brasileira venceu por 3 x 0 e ficou com a Taça.

. 1949 – O Campeonato Sul-Americano de seleções voltou ao Brasil no ano anterior à Copa do Mundo de 1950 e serviu como preparativo. O Maracanã ainda não estava pronto e as sedes foram: General Severiano e São Januário, no Rio; Pacaembu, em São Paulo; Vila Belmiro, em Santos; e Independência, em Belo Horizonte. Como o torneio era em pontos corridos, Brasil e Paraguai terminaram empatados e fizeram um jogo desempate, em São Januário, com vitória brasileira por goleada 7×0.

. 1989 – Pela primeira vez, o Brasil promoveu a Copa América já com este novo nome, visto que o torneio permaneceu até 1967 com a sua denominação original. Os jogos aconteceram no Maracanã, Serra Dourada, em Goiânia, Fonte Nova, em Salvador e Arruda, no Recife. As 10 seleções filiadas à Conmebol jogaram e foram divididas em dois grupos de cinco. Os dois primeiros avançaram para o quadrangular final. A seleção brasileira ficou em segundo lugar no Grupo A, atrás do Paraguai, mas à frente de Colômbia, Peru e Venezuela. Na fase final, a seleção brasileira cresceu vencendo três jogos: 2×0 na Argentina, 3×0 no Paraguai e 1×0 no Uruguai. Com isso, ficou mais uma vez com o título de campeã.

. 2019 – Esta é a 46ª edição do torneio. O Brasil deveria sediar a Copa América de 2015, mas devido à organização de outros eventos esportivos no País, como a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014, além dos Jogos Olímpicos de 2016, a edição foi trocada com o Chile, que sediou o evento em 2015. No ano seguinte a Copa América comemorativa ao centenário do evento aconteceu nos Estados Unidos com o título ficando para os chilenos. A Copa América de 2019, que começa nesta sexta-feira (14), está sendo um dos dois grandes eventos de futebol internacional no Brasil este ano. O outro será a Copa do Mundo Sub-17, a ser disputada em outubro.

(*) Geraldo Nunes, jornalista e memorialista, integra a Academia Paulista de História. ([email protected]).