Por que a Adaptabilidade é a Rainha das Competências?

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

Octavio Alves Jr. (*)

O que adaptabilidade?

A adaptabilidade é a aptidão de viver em condições diferentes das quais você estava acostumado(a). O Stephen Hawking, um dos maiores cientistas do século XX disse: Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.

As transformações tecnológicas e sociais têm trazido um ritmo alucinante de mudança para a sua vida pessoal e profissional. Por exemplo, um novo namoro, o nascimento de um filho, a perda de um ente querido, uma mudança de emprego, por vontade própria ou por demissão, uma outra chefe, um novo ERP ou uma alteração no modelo de negócios.

Você não controla o que muda à sua volta, você somente controla como você se sente com relação a estas mudanças.

A grande verdade é que todo mundo gosta de mudanças, mas ninguém quer mudar, pois para tal deve-se sair da zona de conforto. Não adianta ter um alto nível intelectual, diplomas das melhores faculdades e ampla experiência, se você não utiliza todo esse potencial e conhecimento para adaptar-se a novos cenários.

 Como se tornar mais adaptável?

Foque no resultado – Encare as novas regras como oportunidades e não como obstáculos. Foque no resultado e não nas dificuldades. Identifique os benefícios e ganhos que podem vir em consequência da mudança.

Identifique e reconheça seus sentimentos – O medo te bloqueia. Entenda como o medo se processa dentro de você. Conhecendo-se melhor, você identificará as razões que te levaram a esse estado emocional e poderá sair dele mais rapidamente.

Assuma o controle – Ter a consciência de que os resultados que você tem na sua vida são sua responsabilidade é fundamental para começar a avaliar as suas experiências de outra forma e com isto começar a aprender com as lições que a vida tem te apresentado.

Tenha pensamentos adequados – O seu futuro vai sendo construído pelas suas escolhas. A maioria destas escolhas é feita pelo seu inconsciente. Os seus pensamentos repetitivos vão ficando programados no seu inconsciente e, portanto, vão definindo como será o seu futuro. Portanto, tenha os pensamentos adequados para criar a realidade que você deseja ter na sua vida.

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Executivo internacional com larga experiência em vendas, marketing e desenvolvimento de negócios. Master practitioner em programação neurolinguística (SBPNL). Alumni do IBGC e da Kellogg School of Management. Cursos executivos na Sloan MIT School of Management e na Singularity University. Professor convidado nos cursos de pós-graduação da FGV. Criador de conteúdos em áudio e vídeo sobre Liderança e Desenvolvimento Pessoal no LideraCast. Trabalhos de Expansão de Consciência e xamanismo no Instituto Tadashi Kadomoto, Instituto Cambará e O&O Academy.