Gerindo o Caixa em tempos de COVID-19

Elvil Fernandes (*)

Estamos vivendo um momento único na história mundial, sem precedentes. Pessoas em casa sem poder sair, empresas com operação reduzida ou funcionários trabalhando em home office e o comércio considerado essencial, também funcionando de forma diferenciada.

Acompanhamos diariamente as notícias e evolução da pandemia nos meios de comunicação e redes sociais diariamente e a única coisa que é clara é que ainda temos um futuro incerto pela frente.

Sem dúvidas, este cenário atual impacta diretamente no Caixa das empresas, principalmente aquelas pequenas e medias, que sentem os efeitos de forma mais imediata. Por isso, seguindo o propósito de nosso trabalho, compartilhamos aqui algumas orientações no que diz respeito a planejamento financeiro:

• Mantenha o fluxo de caixa atualizado diariamente, inclusive com os compromissos já assumidos. Isso é importante para medir a capacidade de caixa para as proximas semanas e meses por conta da possÍvel e provável redução de faturamento.

• Mantenha seus cadastros atualizados nos bancos. Caso precisem de um capital de giro ou colchão financeiro, ter o cadastro atualizado ajudará muito na velocidade de aprovação de créditos.

• Cuidado com o cheque especial, se antecipe para não incorrer em dívidas de alto custo financeiro negociando linhas de creditos menos custosa.

• O Governo federal tem atuado fortemente junto ao banco central para criar soluções de créditos e renegociação de dívidas contratadas para pequenos e médios negócios. Alguns cuidados portanto devem ser observados:

– Como está seu relacionamento com o banco?

– Já está no limite de endividamento?

– Tem histórico de inadimplência?

– Converse com seu Gerente, ele te trará melhores informações.

• Neste sentido, para quem é pequeno e médio empresario há uma linha de crédito disponível no SP Desenvolve https://www.desenvolve-sp.com.br:444/softpar/index.html que está disponibilizando uma linha de capital de giro de curtíssimo prazo com carência de 12 meses e taxa de juros de aproximadamente 1% ao mes, bem abaixo do mercado bancário.

• Não aumente seus estoques em demasia, isso significa assumir compromissos financeiros de curto prazo sem a garantia de venda na velocidade necessária.

• Fornecedores: Caso tenha dificuldade ou impossibilidade de cumprir com pagamentos a fornecedores, entre em contato com esses parceiros, explique a situação e proponha uma renegociação. Lembre-se seus fornecedores também podem estar em dificuldades, portanto, agir com responsabilidade e transparência é o melhor caminho para solução de crises.

• Recursos Humanos: Use primeiramente o banco de horas (caso se aplique a seu negócio), em segundo momento, organize as férias de seus funcionários elegíveis (sempre fique de olho no custo de remuneração e encargos), caso seja possível, oriente seus funcionários trabalharem de casa. Em ultimo caso, depois de uma analise profunda e racional de cada caso, reveja o quadro de funcionários.

Ainda no quesito Recursos Humanos, está disponível na rede bancária uma linha de crédito do BNDES para que você possa garantir o pagamento de 85% de sua folha de salários por pelo menos dois meses, com a garantia de manutenção do quadro de colaboradores. São linhas de credito de baixo custo de juros e carência.

Desejo que todos tenham sucesso em atravessar esta crise e ao sair do outro lado que sejamos mais fortes, humanos e sustentáveis.

Um forte Abraço,

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Bacharel em Administração de Empresas com foco em finanças corporativas, MBA em Gestão de Negócios e Valuation. Educador Financeiro e Mentor para pequenos e médios empreendedores, palestrante, com + 20 anos atuando em empresas de pequeno, médio e grande porte em áreas de planejamento financeiro e estratégico. Consultor Especialista em Planejamento Financeiro – Orçamento corporativo, orçamento de projetos, plano de Negócios de longo prazo e viabilidade econômica de negócios existentes ou em fase de MVP. Saiba mais em compulsivos.org/doutororcamento.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap